terça-feira, 28 de setembro de 2010

29ª Feira do Livro de Brasília

Um dos eventos mais aguardados do ano na capital federal - a Feira do Livro de Brasília - será realizada em um novo espaço neste ano . Marcado para o período de 8 a 17 de outubro , o evento acontecerá no Expo Brasília , no Parque da Cidade.
Ao todo serão mais de 157 expositores .
A programação este ano está repleta de novidades : além de livros e debates com autores (inclusive internacionais) , haverá shows musicais com artistas renomados.
Para a 29ª Feira do Livro o tema escolhido foi: O MUNDO DA LEITURA, A LEITURA DO MUNDO.
Nesta edição o evento coincide com a Semana Nacional do Livro e da Leitura, o Dia da Criança e o Dia do Professor.

Para saber tudo sobre o evento, visite o site:


domingo, 26 de setembro de 2010

Dicas para os pais


A melhor maneira de ajudar seu filho na escola não é deixando que ele se vire, e adquira conhecimento só pelo seu esforço ou por meter a cabeça nos livros. Para ajudar seu filho, o jeito é se intrometer mesmo nas suas tarefas , procurar saber o que ele aprendeu, até que revisar a matéria aprendida seja uma rotina na vida dele.

Assim ele será, sem dúvidas, uma pessoa bem sucedida no futuro. Aprenderá o valor que tem o aprendizado e sempre procurará conhecer novas culturas. Mas para que esse fogo nunca venha a se apagar dentro dele é preciso que você coopere e também o incentive.

Quando ele estiver fazendo suas tarefas e trabalhos escolares, desligue o rádio e a televisão para que ele possa ter uma boa concentração no que está fazendo.

Caso você não entenda alguma matéria, não deixe de ajudá-lo por isso! Leia o texto juntamente com ele e peça para que ele seja seu professor, assim ele também vai estar revisando a matéria.

Nunca deixe de falar sobre a importância da leitura, afinal de contas o hábito da leitura não é espontâneo, ele precisa e deve ser cultivado! Lembre-se que , se realmente deseja que ele seja um leitor, você deve ser um exemplo!

Ajude-o a se organizar, e além do divertimento , aprender a estudar e ler em casa também.

Essa é uma de suas missões como responsável!

Boa sorte!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

É PRIMAVERA!!!


No dia 23 de setembro temos a chegada da primavera no hemisfério sul, denominada Primavera Austral, estação que vai até 21 de dezembro, com a chegada do verão. No Brasil também é conhecida como a estação das flores.
No hemisfério norte a estação recebe o nome de Primavera Boreal e vai de 20 de março a 20 de junho.
A distribuição das estações do ano é ocasionada devido ao eixo de rotação da Terra, que se inclina em relação ao Sol.
No período da primavera , a natureza fica mais colorida e bela em virtude do acasalamento das espécies vegetais e animais.
A característica mais marcante da primavera é o aparecimento das flores, em quantidade e espécies variadas e abundantes.
Em cada esquina pode-se perceber a presença da estação , devido às belezas da flora.
Nesse período também ocorre a reprodução dos animais, em face do aquecimento das temperaturas. Borboletas enfeitam a estação com suas cores brilhantes e reluzentes, enquanto pássaros e cigarras trazem a graça de seus cantos. Abelhas voam de flor em flor à procura de néctar para a produção de mel.
Durante a estação tembém acontecem mudanças na umidade do ar, que na estação anterior se apresentava muito baixa. As chuvas tornam-se constantes, passando a cair nos finais das tardes, em consequência ao calor e a própria umidade que aos poucos torna-se elevada.
O nordeste brasileiro é castigado com a seca nessa época , e no sul do país as chuvas aparecem em pouca quantidade.
O Brasil é um país que apresenta uma das maiores diversidades das espécies vegetais e animais do planeta. Dentre as flores mais comuns da primavera, podemos encontrar rosas, margaridas, jasmins, hibiscos, gerânios, violetas, orquídeas, dentre tantas outras.
O termo "primavera" originou-se do latim , através da junção das palavras "primo" e "vere" que significam "no início do verão".

Fonte: Equipe Brasil Escola

Que bom que a primavera chegou!
Esperamos que ela nos traga muita umidade, não é?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da árvore



Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós! Nasce , cresce , morre , luta para sobreviver, pois tem apego à vida! Não nos prejudica , o que já seria o suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores:
  • Protege a terra com suas sombras e raízes;

  • Evapora água, participando do ciclo da água e mantendo o ar úmido;

  • Produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos;

  • Algumas fornecem frutos deliciosos para nossa alimentação;

  • Fornecem produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que ela é em si , mas pelo bem que faz a nós, seres humanos. Quando alguém destroi uma árvore, está destruindo uma fonte de vida do nosso planeta.

No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a preservação da natureza. Momento para plantar mais uma árvore, que um dia irá nos dar sombra e alimento, ajudará a limpar nosso ar e conservar nosso solo.


Algumas sugestões de atividades que você pode fazer em comemoração ao dia da árvore. É só imprimir:




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Festa da família


A família figura-se como célula-mãe da sociedade, onde o indivíduo aprende e perpetua os mais diversos princípios e valores de caráter moral, ético , religioso, e - por que não dizer? - cívico e patriótico.
Festa da família

Dia 18 de setembro (sábado)

Das 8:30h às 11:00h.

Local - EC 29 de Taguatinga
(QNJ 18 AE)

Teremos apresentação dos professores , gincana , conversa sobre a família e homenagem cantada pelos alunos .

Não perca!

domingo, 12 de setembro de 2010

O bom uso da internet


Não podemos ignorar a influência da internet na vida das pessoas da sociedade moderna.
Ao contrário, podemos utilizar a internet como mais um recurso para facilitar o nosso dia-a-dia. Por outro lado, essas facilidades também chamaram a atenção de pessoas perigosas.
Então, pais e filhos, prestem atenção nessas dicas:

Pais ,

  • Nunca é tarde para incentivar uma comunicação aberta e positiva com seu filhos. É uma boa ideia conversar com eles sobre computadores e estar aberto às suas perguntas e curiosidades.
  • Defina regras claras sobre o uso da internet.
  • Insista para que seus filhos não compartilhem informações pessoais, como seu nome verdadeiro (crie apelidos), endereço , telefone ou senhas , com pessoas que tiverem conhecido on-line.
  • Use ferramentas de segurança para criar perfis apropriados para cada membro de sua família e para ajudar a filtar a internet.
  • Todos da família devem dar um bom exemplo às crianças que estão começando a usar a internet.
  • E monitore! Supervisione! Esteja sempre atento ao que eles estão acessando!
Criança,
  • Na internet você nem sempre tem certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, algumas pessoas mentem. Alguém que diz ser uma criança pode ser um adulto perigoso.
  • Nunca divulgue informações sobre sua vida pessoal , como nome completo, endereço, escola, telefones. Desconfie daquele que quer saber demais sobre sua vida pessoal e sua família.
  • Crie apelidos.
  • Sempre mostre respeito aos outros. Trate as pessoas como gostaria que tratassem você (não só na internet).
  • Não marque encontros pela internet. Principalmente com pessoas que você não conhece. Se a pessoa insistir com isso, conte para seus pais e diga que vai levá-los junto.
  • Nunca faça nada que possa custar dinheiro para sua família, como compras on-line, a não ser que seus pais estão ajudando você a fazer isso.
  • Obedeça às regras de sua família sobre o uso da internet.
Devemos utilizar a internet com muito bom senso, que é saber diferenciar o que é bom do que não é.
Uma dica de site com conteúdo para os pais, os professores e as crianças é esse aqui:


Navegue, informe-se e divirta-se!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

8 de setembro - Dia Internacional da Alfabetização


A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação.

A alfabetização é um forte instrumento de inclusão social e é um fator determinante de mudança e um instrumento prático de poder no que respeita as três vertentes principais do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do ambiente.

As experiências e os estudos realizados mostram que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possilbilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os conhecimentos.

Que tal estudar mais?

domingo, 5 de setembro de 2010

Independência do Brasil

Em um lugar chamado Brasil vivia um Rei , chamado Dom João VI, que dominava essa terra. Porém ele teve que deixar essa terra cheia de riquezas e gente bonita para voltar ao seu país de origem , Portugal. No Brasil deixou seu filho D. Pedro que ficou responsável por cuidar da terra e extrair o ouro, pau-brasil e pedras preciosas e depois enviar para Portugal.
O príncipe gostava muito dessa terra e chegou um tempo em que ele resolveu deixá-la livre de Portugal. Às margens do Rio Ipiranga ele declarou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE!", frase que deixou o Brasil livre . Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a independência do nosso país.
A independência do Brasil significou estar livre para plantar, colher , produzir e explorar suas riquezas. Estar livre significava não ser mais governado por Portugal. Por esse motivo comemoramos a independência do Brasil todo dia 7 de setembro. Por isso é feriado!
Aprendeu um pouquinho da nossa história? Os nossos amiguinhos do 1º Período "A" (Professora Mara) também!
Veja:







"Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!"
Frase histórica de D. Pedro I