terça-feira, 26 de julho de 2011

FELIZ DIA DA VOVÓ!


Casa de Vó é o lugar mais doce do mundo!
É onde até o limão é doce e qualquer doce fica muito mais doce.
Há sempre um rocambole fofo coberto de açúcar em cima da geladeira. E dentro? Nem se fala...
Há sonhos de verdade cobertos de canela. Há biscoitos quentinhos acabados de sair. Há suspiros dourados e beijinhos doces.
E a melhor, a mais limpinha, a mais gostosa cama do mundo.
Há esconderijos segredáveis e mapas de tesouro. Há castelos, fadas, viagens especiais, reis, princesas e super-heróis.
Há risos, muitos risos de sobremesa nas mesas de domingo.
Na casa de Vó as coisas são da altura da gente e tudo está ao alcance das mãos. Nada é cheio de não-me-toques. Tudo é à prova de neto!
Até a guerra de travesseiros vem, mas significa paz e alegria.
Na casa da vovó dá vontade de correr e brincar o resto da vida sem parar nunca. Pois trincos não tem, fechaduras também não. Casa de Vó tem, é muitos braços todos abertos a qualquer hora.
Pra casa de Vó você nunca precisa avisar que vai, é só chegar.
Mesa da casa de Vó vive pronta! Com toalha bem lavável, sem enfeites caros e novos, resistentes, isso sim. E tudo funciona melhor na casa de Vó. As paredes amortecem os tombos. O chão é menos duro.
O fogão tem mais que seis bocas, todas acesas! A mesa, como ter pernas... As cadeiras, mais que dois braços aconchegando. E Vó, sempre, é toda ouvidos!
Caderno de receita da Vó então, é livro cobiçado, já esgotado. Todos querem os segredos dos cozidos e dos assados mas ninguém consegue jamais fazer um igual. Porque o jeito de escrever, as páginas amarelas e as gotinhas de gordura não se fizeram em um dia.
Foram precisos muitos dias de festa e vontade de agradar. Lamber os dedos pode, mas só na casa da Vó. Raspa de panela tem sempre, e, o pior, tem fila também. Se escuta sempre: “ Eu pedi primeiro”.
Quase toda Vó tem cadeira de balanço, um chinelo jeitoso, uma caixinha com bilhetes, lencinhos e papéis amarelados. Gaveta de Vó então é uma festa! De vez em quando toda Vó dá um suspiro bem fundo porque tem coisas demais para se lembrar tendo saudade. Há coisas que só o amor de Vó faz. Machucados, por exemplo, são curados com dengo e muitos e muitos beijos.
Dinheiro de Vó rende... Pensando bem é o único dinheiro que rende. E costura que Vó faz então? Chega a vestir três gerações até.
As estórias de Vó, as brincadeiras e as cantigas de ninar, só ela conhece, mais ninguém.
E o sono vem cheio de sonhos bons, quando a Vó está por perto.
Porque só cheirinho de Vó já é uma delícia! O colo é tão gostoso e a pele tão macia que ficam na lembrança da gente pro resto da vida. O assunto não tem fim na casa de Vó.
Há tanto caso engraçado e estórias pra se ouvir, que ver televisão é perder tempo... O relógio é sempre adiantado para ninguém perder a hora. Existe na casa de Vó a mágica do tempo, ele obedece, vai e volta, é só querer. E a gente é o que quer ser. Cresce, se quiser crescer.
A casa de Vó tem o maior espaço do mundo, mesmo que não tenha espaço nenhum. Porque o espaço maior ficou inventado pela liberdade de rir, de correr e de gritar. Espaço infinito que é do tamanho do coração que toda Vó tem.

Texto de Guiomar Paiva Brandão




Feliz dia da vovó! Que Deus abençoe e dê muita saúde a todas as vovós para aproveitar todo amor dos seus netos!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RECESSO ESCOLAR



Estamos começando um recesso escolar de duas semanas. O recesso deve ser aproveitado pelas crianças para brincar, passar um tempo com a família, descansar, e até mesmo para rever os estudos.

As famílias devem continuar estabelecando uma rotina de atividades educativas para estimular o desenvolvimento dos estudantes.
- Crie momentos para a prática da leitura, conte uma história e peça para seu filho contar também. ( revistas e livros adequados para a faixa etária do seu filho).
- Vá ao cinema, teatro, visite exposições culturais.
- Adquira brinquedos e jogos educativos que ajudam no desenvolvimento do raciocínio, da leitura e da escrita;
- Possibilite o contato do seu filho com a natureza;
- Aproveite para transformar as compras em um aprendizado divertido, exercitando vivências matemáticas .
- Dê alguma responsabilidade para o seu filho dentro de casa. Ele vai gostar e se acostumará com os “deveres”.

Recesso escolar para os pais é tempo de:
• Verificar o material escolar e repor o que já acabou ou está faltando;
• Dar uma olhada na cabeça de seu (sua) filho (a) para ver se não está com piolho. Se tiver, tomar as providências para eliminar esse problema.

Lembre-se: o retorno das aulas é no dia 25 de julho!



sábado, 2 de julho de 2011

Construção do Currículo Escolar

O Currículo Escolar expressa a soma de conhecimentos teóricos e práticos planejados e vivenciados com finalidades e propósitos bem definidos.




No dia 30 de junho os professores se reuniram para debater sobre o Currículo Experimental do Distrito Federal.



Elencando os pontos positivos e os pontos frágeis de cada ano.


A adequação, participação e flexibilização curricular se mostram essenciais para o currículo na escola democratizada.

O professor reflexivo trabalha com o pensar na prática pedagógica, em processo continuamente repensado e reconstruído.


A escola , para a maioria das crianças brasileiras, é o único espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de se tornar um cidadão , alguém com identidade social e cultural.
Assim sendo, o futuro da escola depende de uma expansão rápida dos projetos verdadeiramente embuídos do compromisso de transformar a escola, para se adequar aos novos tempos.