segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1ª Reunião de Pais



     Srs. pais ou responsáveis,

     O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele?
     E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola?
     Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas?
     A relação entre a escola e os pais deve ser de parceria.
   As reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores. 
     Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências. 
    Com o início do ano letivo, se faz necessário esse momento de compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.
     
     No próximo dia 29 de fevereiro (quarta-feira) faremos nossa 1ª reunião de pais.
     Atenção aos horários:
* Às 8 horas para os alunos do matutino 
* Às 14 horas para os alunos do vespertino  
     
     Caso necessite justificar sua ausência no trabalho, procure a direção ao final da reunião para pegar declaração de comparecimento.
     Neste dia os professores e a Equipe Diretiva estarão à disposição dos pais para expor seus métodos de trabalho, esclarecer dúvidas, e se conhecer melhor. Sendo assim, pedimos aos senhores que venham para a escola neste dia sem pressa.
   É muito importante para o sucesso escolar da criança que os pais ou responsáveis participem, se interessem e acompanhem sua vida como estudante.
     Contamos com sua presença.
Equipe Diretiva

“Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e calor para que a jornada seja de sucesso e próspera." 
(Luis Alves)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como o comportamento dos pais pode refletir na educação dos filhos?

                                               



O comportamento dos pais serve de exemplo para os filhos e o que se deve ensinar é o limite, o dever e o direito, pois só assim a criança aprende que a cada ação, existe uma consequência. Veja a opinião da Psicopedagoga Maria Irene Maluf.


Autoridade e Disciplina

   A verdadeira autoridade se baseia no velho e bom exemplo de autodisciplina. Mas como é fácil confundir os diferentes sentidos dessa palavra, encontramos muitos pais que apenas se lembram de e usam um desses seus significados: castigar e dar ordens. O que está longe do verdadeiro sentido da autoridade como geradora de disciplina, ou melhor ainda de autodisciplina.
    Disciplina vem da palavra “Discipulus”, ou seja, “alguém que aprende”. Assim, disciplina não pode ser imposta pela força, pois isso contraria o princípio básico, da ideia de que ser disciplinado implica na admiração espontânea por alguém que nos incentiva a sermos parecidos com ele.
    Exige autocontrole e serenidade, indispensáveis para transmitir segurança e admiração a uma criança.
   Para promoverem esse compromisso da criança com certos princípios e comportamentos que desejem que seus filhos tenham, os pais devem se basear na necessidade de apego das crianças a eles e lhes dar a oportunidade de aprenderem no dia a dia observando o seu comportamento.
   As crianças pequenas, até mesmo para se sentirem protegidas, tendem a admirar e imitarem seus pais. Elas os veem como perfeitos e mesmo quando essa ideia é posta em dúvida, continuam se esforçando para acreditar que eles são modelos para o mundo.
   Ao crescerem, seu círculo de conhecimentos vai aumentando enquanto a sua ingenuidade vai diminuindo e começam a admirar e querer imitar outras pessoas, como professores e amigos.
   O desejo das crianças de serem amadas pelos pais permanece por muito tempo e por isso tendem a serem “discípulos” desses até uma época além da infância. Quanto mais forte esse vínculo, menos chance terão de admirar e imitar líderes negativos durante sua adolescência. Por isso é importante se preocupar com a disciplina desde cedo.
   Crianças tendem a querer sempre ser discípulos de seus pais, ou seja, seguir sua disciplina pessoal como exemplo, em uma admiração amorosa. Ensinar pelo exemplo é um desafio, pois exige grande dose de autocontrole e disciplina no dia a dia e em todas as áreas de nosso comportamento. Mas o resultado compensa.
   É importante nos lembrarmos de que mesmo que a criança ame muito e admire seus pais e os queira imitar e agradar e sempre procure agir com a disciplina imposta por eles, essa é uma tarefa difícil para alguém tão frágil.
E mais difícil será se os pais não transmitirem segurança e uma imagem clara do que eles desejam que o filho imite e aprenda.
   A atitude dos pais como modelo e a compreensão pelos deslizes ocasionais dentro de um padrão de serenidade, serão muito mais atuantes na formação da criança, do que castigos, longas conversas ou reprimendas.

   Quem não se lembra como se sentia frustrado e humilhado quando os pais o castigavam ou forçavam a fazer coisas absolutamente contra a sua vontade, sem nenhuma consideração?
   Lembrando de nossa própria infância, teremos meios seguros de compreender como o desejo impaciente de alguns pais em querer moldar os filhos é contraproducente.
   O que se deve ensinar é o limite, o dever e o direito, pois assim a criança aprende que a cada ação, existe uma consequência. Que não significa castigo, mas uma tomada de responsabilidade sobre seus atos. Isso é disciplinar, ensinar o autocontrole. Com o castigo não se cria autocontrole e, portanto não se tem disciplina verdadeira. Disciplinado é quem age corretamente de acordo com padrões introjetados de conduta ao longo de sua vida, mesmo quando está sozinho. É a questão da ética e da moral.
   Desde bebê o ser humano observa e imita o meio ambiente. Assim, a clareza naquilo que se deseja da criança é importante desde o princípio. Proibir coisas e em seguida permitir, não cria padrões sólidos de conduta e é um comportamento que deve ser evitado a todo custo.
   Crianças criadas com rotinas saudáveis, adequadas à sua idade, tendem a ser muito mais equilibradas em seu comportamento durante a adolescência.
   De modo geral, até os três anos, a criança deve ser introduzida com afetividade nas suas primeiras tarefas familiares: arrumar seus brinquedos, guardar seus pertences, treinar atos de higiene pessoal, aprender a falar com as pessoas de forma educada, respeitar as coisas dos outros, cumprir ordens dos mais velhos, etc. A responsabilidade se ensina nessa idade. E é claro que também depende do exemplo!
   Com a ida à escola, novas exigências são introduzidas em suas vidas, através do contato com os professores e coleguinhas. Erram os pais que sempre dão razão aos filhos quando estes são repreendidos na escola: as crianças sabem quando estão agindo em desacordo com a disciplina que introjetaram em sua casa e perceberão facilmente que seus pais não estão sendo coerentes e serenos em sua atitude. Além disso, se os pais o confiaram a alguém, no caso na sua professora, torna-se conflitivo para a criança que estes contradigam a autoridade dessa pessoa!
   Crianças com mais de sete anos, têm condições de responderem por boa parte de seu comportamento e os pais devem com afetuosa compreensão, procurar recordar-lhes de exemplos de atitudes que lhes foram passadas em casa. Não se trata de ser complacente, mas de não ser intransigente com a própria natureza humana. Crianças criadas com disciplina , reagem bem a esse tipo de conduta.
   Saber distinguir o certo do errado significa dominar interiormente uma escala de valores, possuir a autodisciplina, que só uma educação criteriosa e cuidada permite formar.

   Se os pais tiverem comportamentos coerentes com seus ensinamentos e agirem de forma clara e serena, as crianças se sentirão com liberdade de questioná-los em relação ao que lhes parece certo e errado.
   Repreender é tarefa para ser feita em um momento de calma e com serenidade. Gritos e castigos físicos não condizem com disciplina e exemplo. Esperar a hora certa é tão importante quanto encontrar as palavras certas para criticar, explicar, repreender, mostrar as consequências dos atos.
   Críticas sempre são bem vindas quando são feitas de forma amorosa e construtiva. Quando apontam um caminho, quando acrescentam esclarecimentos. Mas para criticar é preciso também ter autodisciplina, ser um adulto bem formado e fazê-lo de modo sereno.

Autora: Maria Irene Maluf – Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial, Coordenadora/SP do Curso de Especialização em Neuropedagogia do Instituto SaberCultura

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL NA EC 29

     

     Das festas populares do Brasil, o Carnaval é, sem dúvida, a mais grandiosa delas e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público. A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito. Eram principalmente eventos relacionados a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos e dançavam.
    Com a chegada do Carnaval, trabalhamos com nossos alunos a importância desta festa em nossa cultura. E para finalizar as atividades sobre o tema, realizamos um tradicional baile. O pessoal caprichou nas fantasias! 

















  











     

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

TURMAS 2012

                


Veja os horários, salas e professores das nossas turmas 2012:

MATUTINO
3º ano "A" - Profª Márcia - sala 07

4º ano "A" - Profª Priscilla - sala 03
4º ano "B" - Profª Carla - sala 02
4º ano "C" - Profª Sandra Regina - sala 09

5º ano "A" - Profª Ana Paula - sala 05
5º ano "B" - Profª Vera - sala 04
5º ano "C" - Profª Luzia - sala 08
5º ano "D" - Profª Denise - sala 06

VESPERTINO

1º ano "A" - Profª Rosália - sala 06
1º ano "B" - Profª Cleonice - sala 07
1º ano "C" - Profª Sara - sala 05

2º ano "A" - Profª Ana Cris - sala 03
2º ano "B" - Profª Fabíola - sala 09
2º ano "C" - Profª Célia - sala 08

3º ano "B" - Profª Sandra Nicolau - sala 02
3º ano "C" - Prof  Jânio - sala 04

No primeiro dia de aula de 2012 os alunos foram recebidos com muita alegria !
A orientadora Gisela cantou e brincou com as crianças, a diretora Ana Cristina Amaral contou uma história que permitiu que as crianças participassem e a palhacinha Paçoca e a fadinha Plim-plim fizeram a alegria da criançada !
Desejamos que o ano letivo de 2012 seja bem produtivo para todos nós!

   SEJAM BEM - VINDOS À EC 29!!!