sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ler é um prazer


Foto: Dennis M. Ochsner/Getty Images
Foto: livros
Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP). 


A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 



Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. 



Então, o que está esperando?  Estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Você sabe o que é o Dia Nacional da Consciência Negra? É o dia em que as pessoas param para repensar a história, a luta, as vitórias e as dificuldades dos negros no Brasil.

Para entender melhor o Dia Nacional da Consciência Negra é preciso voltar lá atrás na história do Brasil, quando existiam escravos e os comerciantes iam para a África, caçavam e aprisionavam negros e traziam para a América, onde eles eram forçados a trabalhar nos campos e nas casas das pessoas brancas.

A escravidão só foi acabar 1888 com a criação daLei Áurea. Mas antes disso muitos escravos negros se rebelavam e fugiam dos locais onde trabalhavam, formando suas próprias cidades, que ficaram conhecidas como quilombos.

O mais famoso deles foi o quilombo de Palmares, que existiu na região onde hoje é o estado de Alagoas. Seu principal líder foi Zumbi de Palmares, e é por causa dele que o dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra.


De acordo com historiadores foi nesse dia, só que do ano de 1695, que Zumbi morreu, um ano após o quilombo de Palmares ser destruído .



"Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie . Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história."
Augusto Cury



domingo, 18 de novembro de 2012

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


O PROJETO "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” COMEÇOU A DESENVOLVER-SE NO INÍCIO DO ANO LETIVO COM AS PROFESSORAS ANA CRISTINA, FABÍOLA E CÉLIA E COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO SEGUNDO ANO A, B e C.


Estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida é um grande desafio atualmente. A má alimentação ocasiona uma série de doenças como doenças do coração, diabetes além do perigo de nos tornarmos obesos e é muito comum entre crianças a preferência por alimentos doces e gordurosos. A proposta do projeto é ensinar crianças a se alimentarem com qualidade. A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a saúde que é condução para a própria vida.
É comum nas escolas as crianças levarem guloseimas que, além de não alimentarem, prejudicam a saúde. Um lanche equilibrado deve conter um ingrediente do grupo dos leites e derivados, ricos em proteínas e cálcio, representados por queijos, leites e iogurtes. Também precisa ter um item do grupo de pães e cereais, que fornecem energia, e uma fruta.Pode-se comer tudo, controlando as quantidades.

Objetivos:
* Despertar na criança o interesse por uma alimentação mais saudável;
* Inserir no dia-a-dia da criança alimentos saudáveis;
* Estender os bons hábitos alimentares à família da criança;
* Conscientizar os alunos sobre os motivos pelos quais nos alimentamos;
* Prevenir o aumento dos casos de doenças provenientes da falta de cuidado com a saúde.



Estratégias:
      ·         Análise da qualidade do lanche escolar; 
·         Pesquisa sobre alimentação saudável; 
·         Pesquisa de receitas; 
·         Manipulação de alimentos;
·    Leitura de textos informativos sobre gordura, colesterol, anemia, diabetes infantil entre outros; 
·      Elaboração de cartazes com as figuras de alimentos prejudiciais a saúde e alimentos saudáveis para fixar no mural; 
·         Estudo de vocabulário relacionado à culinária, saúde e higiene; 
·         Cozinha experimental;
·         Debate sobre a prática de atividade física;
·         Produção de texto coletiva e individual;
·         Construção de tabelas e gráficos; 
·         Contagem, observação de cores, formas e tamanhos; 
·         Comparação de receitas;
·         Plantio de uma verdura numa garrafa pet;
·         Montagem de um boneco feito de alpiste e serragem denominado “cabeça de alpiste”. 



A conclusão do projeto se deu com a confecção de um álbum contendo todo o material trabalhado e estudado pelos alunos.
Foi feita uma deliciosa salada de frutas e sanduíche natural preparado pelas professoras e saboreado pelos alunos e funcionários .
As atividades foram apresentadas no dia da I Mostra Cultural e Educativa da EC 29 no dia 09/11.
Os alunos fizeram uma graciosa apresentação da música "Sopa":



Veja todas as fotos:

As professoras apresentaram um vídeo aos visitantes da exposição:




PARABENIZAMOS AS PROFESSORAS E ALUNOS PELO BELO PROJETO!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15/11 - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


Marechal Deodoro da Fonseca

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


república é uma forma de governo que tem como objetivo principal atender aos interesses dos cidadãos. Neste regime é o povo que elege seu governante, portanto é um regime mais democrático e é este regime que vigora no Brasil atualmente. Mas... Nem sempre foi assim, pois entre 1822 e 1889 era o regime monárquico que vigorava em nosso país e ao longo desse período tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. Por ser um tipo de regime que não leva em consideração as necessidades do povo, ao longo de todos esses anos o regime monárquico ficou desgastado e a necessidade de mudanças cada vez mais evidente.
Houve várias tentativas de mudança: a primeira delas ocorreu em 1789, em Vila Rica, Minas Gerais, onde vivia Tiradentes e outros revolucionários que tentaram modificar a realidade, principalmente por não concordarem com os altos impostos cobrados pelo rei. Esse movimento ficou conhecido com a Inconfidência Mineira e não acabou nada bem, pois Tiradentes terminou sendo preso e enforcado, encerrando temporariamente com as manifestações. Depois, em 1824, outro grupo revolucionário, agora de Pernambuco, tentou ir contra o imperador, constituindo a Confederação do Equador, ação que durou apenas 4 meses e também resultou na prisão e morte de muitos dos envolvidos.
Ainda em 1836, lideres do Rio Grande do Sul entram em guerra contra o Imperador organizando a Revolução Farroupilha, grupo que também foi derrotado e a monarquia continua imperando no país.
Com todas essas derrotas e como a insatisfação estava evidente em todas as classes sociais, houve acontecimentos determinantes para que a proclamação da república realmente acontecesse: os fazendeiros ficaram descontentes com a abolição da escravatura e exigiam que o imperador os indenizasse; e, os produtores de café do interior paulista eram favoráveis às ações liberais e mão de obra livre. Cada vez mais isolado, o imperador recebeu o golpe final porque, aos poucos, os militares também foram se revoltando contra o império.
Assim, a Proclamação da República foi um evento que contou com a participação de muitas pessoas, entre elas as que participaram das campanhas abolicionistas, os fazendeiros e o exército. Quem começou, de fato, a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca (foto acima), figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio de Janeiro. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.

domingo, 11 de novembro de 2012

I Mostra Cultural e Educativa da EC 29



No dia 09 realizamos a nossa Mostra Cultural e Educativa.

Os trabalhos realizados pelos professores e seus alunos ficaram maravilhosos!

Parabéns a todos que se empenharam para que o nosso encontro fosse um sucesso!

Veja o álbum de fotos:
http://www.slideshare.net/AnaSilva81/i-mostra-cultural-e-educativa-da-ec-29

quarta-feira, 7 de novembro de 2012



I MOSTRA CULTURAL E EDUCATIVA
Convidamos toda a comunidade para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos ao longo deste ano.
DATA: 09/11/12 (sexta-feira)
HORÁRIO: Das 9h às 12h


PROGRAMA:
9h – Abertura – Apresentação dos alunos
9:15h às 11:30h – Visitação às exposições:
Sala 2 – MEIO AMBIENTE - REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR
              (3º ANO A,B,C)
Sala 3 – MUSICALIZAÇÃO INFANTIL  (4º ANO A)
Sala 5 – THIAGO FERNANDES - MAGIA EM PALAVRAS  (5º ANO A)
              RECICLAR NO PRESENTE É RESPEITAR O FUTURO  (5º ANO B)
Sala 6 – PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE  (4º ANO C)
Sala 7 – PRODUÇÃO DE TEXTO COM ENFOQUE EM AFROBRASILIDADE
              (1º ANO A,B,C)
Sala 8 – PLANETA TERRA : NOSSA CASA , NOSSO LAR  (5º ANO C , D)
Sala 9 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  (2º ANO A,B,C)
A partir de 11:30h – Galinhada com suco (R$ 3,00)

NÃO DEIXE DE PRESTIGIAR!     

terça-feira, 6 de novembro de 2012

REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR


  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar materiais .
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

A turma do Professor Jânio (3º C) já está praticando os 3 R : REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR! Projeto do 3º ano para nossa Mostra Cultural e Educativa que será no dia 09/11! Os meninos estão preparando seus trabalhos para a exposição:




















PARABÉNS AO PROFESSOR E AOS ALUNOS PELA CRIATIVIDADE E DEDICAÇÃO!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DATAS COMEMORATIVAS DE NOVEMBRO

01 - DIA DE TODOS OS SANTOS
02 - DIA DE FINADOS
03 - DIA DO CABELEIREIRO
03 - INSTITUIÇÃO DO DIREITO E VOTO DA MULHER (1930)
04 - DIA DO INVENTOR
05 - DIA DO CINEMA BRASILEIRO
05 - DIA DA CIÊNCIA E CULTURA
07 - DIA DO RADIALISTA
08 - DIA DO RADIOLOGISTA
08 - DIA MUNDIAL DO URBANISMO
09 - DIA DO HOTELEIRO
10 - DIA DO TRIGO
12 - DIA DO DIRETOR DE ESCOLA
12 - DIA DO SUPERMERCADO
14 - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
15 - DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
17 - DIA DA CRIATIVIDADE
18 - DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR
19 - DIA DA BANDEIRA
20 - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20 - DIA DO TÉCNICO EM CONTABILIDADE
20 - DIA DO ESTETICISTA
21 - DIA DA HOMEOPATIA
22 - DIA DO MÚSICO
25 - DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
28 - DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
30 - DIA DO EVANGÉLICO