terça-feira, 30 de abril de 2013

Aconteceu em abril

Durante o mês de abril tivemos várias atividades em nossa escola. Vamos destacar algumas:


No dia 19 de abril comemoramos o dia do índio.Os nossos alunos fizeram algumas atividades relacionadas à essa data. Os alunos da Professora Jeane (3º ano "A") comemoraram!






Dando início ao nosso eixo pedagógico AFROBRASILIDADE , no dia 23 os alunos assistiram à projeção de slides sobre os países africanos. ÁFRICA de A a Z:



As professoras deram sequência na sala de aula mostrando a localização do continente africano aos alunos e conhecendo os mapas, como a professora Jeane (3º  ano "A"):




No dia 25 tivemos passeio ao teatro! Os alunos assistiram à peça "Viva Brasília" ainda comemorando o aniversário de Brasília. A peça foi no Teatro da CAESB em Águas Claras.












Toda semana os alunos podem pegar livros emprestados na biblioteca para lerem em casa. É o projeto HISTÓRIAS NA SACOLA. Olha a alegria dos alunos da Professora Elisângela ( 3º ano "B") com suas sacolas cheias de histórias!



PARABÉNS, PROFESSORAS E CRIANÇAS !
VOCÊS FAZEM O NOSSO DIA-A-DIA ALEGRE E GRATIFICANTE!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Reunião de Pais - 1º bimestre



A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem. Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos. 

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais ativamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interação contínua entre todas as partes envolvidas. 

Infelizmente, ainda existem pais ausentes na educação dos filhos, pois delegam à escola toda a obrigação da educação.

A reunião de pais proporciona uma chance de sentir o ambiente na escola, saber da experiência dos demais alunos e tomar contato com os outros pais. A ida a esse encontro tem um efeito muito importante: a presença dos pais é uma demonstração de interesse que contribui para o envolvimento dos filhos com a escola.

Desta forma, convocamos os pais ou responsáveis para a nossa reunião de pais do 1º bimestre de 2013, que será no dia 26 de abril (sexta-feira) nos seguintes horários:

8 horas
Sala 3 - Professora Ana Cris (2º A)
Sala 4 - Professora Vera (4º A)
Sala 5 - Professora Ana Paula (4º B)
Sala 6 - Professora Denise (5º A)
Sala 7 - Professora Márcia (5º B)
Sala 8 - Professora Luzia (5º C)
Sala 9 - Professora Carla (4º C)

13 horas e 30 minutos
Sala 2 - Professora Adriana (3º C)
Sala 4 - Professora Elisângela (3º B)
Sala 5 - Professora Jeane (3º A)
Sala 6 - Professora Cleonice (1º B)
Sala 7 - Professora Rosália (1º A)
Sala 8 - Professora Célia (2º C)
Sala 9 - Professora Fabíola (2º B)
     
Reforçamos a importância da presença dos responsáveis na reunião para que saibam sobre o desenvolvimento de sua criança nesse bimestre e possam, junto com a professora, procurar estratégias para os desafios apresentados.

   Contamos com sua presença!


domingo, 21 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA



"Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".
                                                                          Juscelino Kubitschek


Brasília, a capital do país inaugurada em 1960, teve a sua construção definida em 1956 pelo presidente da República, Juscelino Kubitschek, e é hoje tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Juscelino Kubitscheck

Para a decisão acerca do plano da cidade foi instituído um concurso nacional de projetos, sendo o júri composto pelo inglês William Holford, o francês André Sive, o grego Stamo Papadaki e os brasileiros Paulo Antunes Ribeiro, Horta Barbosa, Israel Pinheiro e Oscar Niemeyer, arquiteto que assina as principais obras arquitetônicas da cidade.

Oscar Niemeyer e Lucio Costa

Lucio Costa foi proclamado vencedor em 16 de março de 1957. O plano piloto de Lucio Costa possui a forma de uma cruz; as asas (sul e norte) são constituídas por um eixo rodoviário e eixos laterais (leste e oeste) integrados e margeados por superquadras habitacionais multifamiliares, compostas por blocos longitudinais de seis e três pavimentos, delimitadas transversalmente por ruas para o comércio e equipamentos de ensino e recreação. Ao conjunto de quatro superquadras, definidas com elementos suficientes para a escala residencial e cotidiana, dá-se o nome de Unidade de Vizinhança.

Plano Piloto de Brasília

No eixo monumental, os edifícios do governo local e federal estão dispostos ora alinhados em sequência ritmada, compondo a Esplanada dos Ministérios, ora agrupados em torno de espaços localizados nos pólos, criando a Praça dos Três Poderes, do governo federal, e o governo local, na Praça do Buriti. A Catedral de Brasília, cuja inusitada estrutura é adornada internamente com imaginária religiosa concebida pelo escultor Alfredo Ceschiatti, impõe um ponto de inflexão na Esplanada, que tem como pano de fundo as monumentais cúpulas do Congresso Nacional.

Praça do Buriti

As áreas onde se localizam as embaixadas e a Universidade de Brasília configuram excelente mostra da arquitetura nacional internacional e abrigam centros de pesquisa avançada em diversos campos do conhecimento. Voltadas para o imenso lago artificial que abraça a cidade ao leste, essas áreas são complementadas por clubes e parques, além de residências. A recente ocupação do lago por sofisticados equipamentos para compras e recreação pretende tornar Brasília uma cidade turística, complementando a sua vocação político-institucional e ampliando as possibilidades do desenvolvimento do Centro-oeste, de acordo com as metas do então presidente Kubitschek.

Lago Paranoá


Vídeo com coletânea de fotos de Brasília, sua construção, suas riquezas materiais e artistas de Brasília que fazem sucesso em todo o Brasil .



PARABÉNS, BRASÍLIA!

21 de abril - Dia de Tiradentes


Inconfidência Mineira – libertação do Brasil contra o reino de Portugal
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.

O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.

Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.

Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 19 de abril de 2013


História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas por que foi escolhido o dia 19 de abril?

Origem da data 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


domingo, 14 de abril de 2013

Grupo de Teatro Rodovia


O projeto de Prevenção e Educação para o Trânsito (GPET), já bastante atuante na comunidade, desde sua criação em 1992, tem como principal objetivo a educação de crianças para o trânsito, estimulando a consciência crítica dos futuros motoristas. As crianças são educadas a se comportarem com segurança nas pistas e rodovias, não só como pedestres, mas como futuros condutores de veículos.

O ponto máximo de atuação do grupo é a apresentação do Teatro Rodovia, criado para educar e conscientizar as crianças sobre a necessidade de se respeitar a legislação de trânsito, por meio de uma linguagem lúdica e divertida. São atendidas crianças do ensino fundamental, objetivando influenciá-las no dia-a-dia para que sejam multiplicadores dessa ideologia, e formando em cada criança a atitude de um condutor consciente no futuro.

Conscientizar a criança sobre a legislação, o respeito e a segurança no trânsito, é ajudá-la a se tornar um motorista responsável, um pedestre cuidadoso, um cidadão melhor. Campanhas educativas como a do Cinto de Segurança, Proibição do uso de celular, Paz no Trânsito, Faixa de Pedestre, Semana Educativa do Trânsito, Semana Nacional do Trânsito, e muitas outras fazem parte do cotidiano do grupo Rodovia.

Hoje o grupo conta com 08 integrantes que trocam a farda pelo figurino de atores e interpretam personagens e agradam, não só os alunos como também os professores. Mais de 500 mil pessoas já assistiram às apresentações do grupo.

O Grupo de Teatro Rodovia esteve na nossa escola com a peça: "Trânsito: Brincando e aprendendo"!




E foi bem divertido mesmo!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROJETO BULLYING


Durante o mês de março os professores realizaram o projeto "Bullying não tem graça!" com os alunos e comunidade escolar. Foram feitas várias atividades , entre elas:
  • Dinâmicas de Grupo: DINÂMICA DAS CORES, CAIXA COM ESPELHO, PROCURAR SEU PAR, O QUE SEI SOBRE VOCÊ . As dinâmicas foram executadas de acordo com o nível da turma.
Na dinâmica da CAIXA COM ESPELHO a professora diz aos alunos que eles irão , um de cada vez, abrir a caixa e ver algo muito especial, único! As crianças ficam surpresas ao verem seu reflexo dentro da caixa, no espelho. A partir daí, a professora conversa com os alunos sobre as diferenças que fazem de todos pessoas de valor.

  • Apresentação de filmes, como: Ponte para Terabítia; Meninas malvadas; Te pego lá fora; Harry Potter; Lucas um intruso no formigueiro; Shrek; Mulan: Happy feet; A princesinha; O patinho feio; A era do Gelo ; vídeos do Youtube. A partir dos filmes, as professoras fazem debates, produções de textos, dinâmicas:

Parte da atividade sobre o filme SHREK, aplicada no 4º A (Profª Vera):


Após assistir ao filme Shrek, procure relembrar algumas atitudes preconceituosas que o Shrek sofria. E pinte-as:
HORROROSO - ESTÚPIDO - MONSTRO- IGNORANTE- BRAVO- FEIO - CHATO - EGOÍSTA- VIOLENTO - ASSASSINO


Circule como Shrek se sentia com as atitudes preconceituosas que sentia:
ALEGRIA  -  RAIVA  -  SOLIDÃO  -  MÁGOA  -  TRISTEZA  -  VERGONHA  -  FELICIDADE

Escreva qualidades para:
SHREK ________________________________________________________________________
FIONA ________________________________________________________________________
BURRO ________________________________________________________________________

Assim como o Shrek se sentia muito magoado com as atitudes preconceituosas, nós e nossos colegas também nos sentimos tristes quando alguém nos ofende.

Quais desses sentimentos e atitudes podemos colocar dentro do nosso coração quando isso acontece?
Tristeza, raiva, mágoa, felicidade, vergonha, decepção, alegria, medo, solidão e ilusão.



  • Produção de textos 
Entrevista "papo-cabeça" feita com os alunos do 4º B (Profª Ana Paula):



  • Textos variados, apresentados de acordo com o nível da turma: 
* Famosos que sofreram bullying
* O diário de Davi Satil: uma vítima de bullying
* Matéria “Brasília é campeã de bullying”, do DFTV
* Texto “Bullying: o exercício da intimidação”
* Texto “Eu sei o que é bullying”
* Texto “Brasília, capital do bullying”
* Depoimentos dos alunos relacionados à prática do bullying
*Texto para a família:"Bullying: a brincadeira que não tem graça" 

FAMOSOS QUE SOFRERAM BULLYING

DAVID BECKHAM – Um dos maiores de futebol do mundo, já sofreu bullying por ser apaixonado pelo esporte. Adolescente, era um estranho no ninho: enquanto seus colegas pensavam em diversão, ele focava no futebol. Recusava noitadas e bebidas e os agressores diziam que isso era coisa de “mulherzinha”.
ANA HICKMANN - Apelido na escola: Ana Banana. Como reagia ao ser importunada: ficava triste e permanecia calada. "Entendi com o tempo que a chacota não tinha o menor valor".
KATE WINSLET - Ganhadora do Oscar por seu papel em “O leitor”, recebeu das crianças da escola o apelido de gorducha. “Outras meninas me provocavam terrivelmente. Eu simplesmente abaixava a minha cabeça e aceitava isso. Era o meu jeito de sobreviver” diz a atriz.
MADONNA - “Eu não era hippie nem fã dos Rolling Stones, então me tornei esquisita, se você fosse diferente, os alunos eram bem perversos. As pessoas faziam questão de serem maldosas comigo”.
FERNANDO MELIGENI, tenista. Apelido na escola: Móbile (por sua magreza). Como reagia ao ser importunado: discutia com os colegas, embora não surtisse nenhum efeito. "Isso me fez desenvolver um espírito de autodefesa".
TOM CRUISE - Era zoado por causa da dislexia, um distúrbio que interferia na sua aprendizagem. 
CHRISTINA AGUILERA - Sofria com garotas invejosas depois que saiu do Mickey Mouse Club 
ELVIS PRESLEY - zombado na escola por ser um menino tímido, dificilmente fazia amigos.
GISELE BÜNDCHEN - a top aturou muitas piadinhas sem graça por ser magra e alta. Tinha três apelidos: Saracura, Olívia Palito e Somaliana.
ALINNE MORAES - a atriz era atormentada por coleguinhas de sua escola em Sorocaba (SP), por sua boca. Tinha um apelido que detestava: Bocão, e pensou em fazer cirurgia plástica para diminuir os lábios.
STEVEN SPIELBERG -  diretor de cinema .Dirigiu filmes famosos , como : E.T. – O extra-terrestre, Indiana Jones, O parque dos dinossauros, entre outros. Sempre foi uma criança solitária, desengonçada e excluída. Apanhava diariamente dos colegas por ser judeu, era sempre o último a ser escolhido para jogos e ouvia sempre frases do tipo:”Spielberg, os judeus sujos.”
J.K. ROWLING -   autora de ''Harry Potter'', disse que sofreu bullying na escola e era chamada de ''rolling pin'' (em tradução livre, ''rolo de macarrão'', em uma brincadeira com o nome) pelos colegas.
JUSTIN BIEBER -  sofria bullying na escola e ainda sofre, principalmente com ataques virtuais.
KATE MIDDLETON - mulher do príncipe William da Inglaterra e duquesa de Gales, já sofreu bullying. O motivo seria por ela ser “perfeita demais”.
LADY GAGA - já foi jogada em uma lata de lixo por alguns garotos. Ela também sofreu outras formas de bullying: ''Já escreveram palavrões no meu armário na escola.'', contou.
DEMI LOVATO - parou de se alimentar corretamente depois de sofrer bullying na escola. "Comecei a comer muito aos oito anos; eu me divertia comendo. Eu assava uma fornada inteira de biscoitos e comia todos. Quando eu fiz doze anos, zombavam de mim na escola, me chamando de gorda".
CAUÃ REYMOND - "Minha infância foi difícil, vai ver por isso virei lutador, para colocar a raiva para fora. Os colegas me zoavam por causa da boca grande e o nome" .

  • Cartaz com corações: Cada criança terá um coração com seu nome. Os corações serão entregues aleatoriamente com o cuidado que a criança não pegue seu próprio nome. A criança escreve uma qualidade daquela criança que tem o nome no coração, entrega ao professor, que lerá as qualidades e fará o cartaz. Enfatiza que todos têm qualidades.









 



      


  


  • Livros diversos, de acordo com o nível da turma:
*NÃO TEM DOIS IGUAIS (Carmem Lúcia Campos) 
* O PATINHO FEIO
*COLEÇÃO TODOS CONTRA O BULLYING (Rose Elaine S. Machado)
*DIVERSIDADE (Tatiana Belinky )
*E SE FOSSE COM VOCÊ? (Sandra Saruê)
*DIÁRIO DE UMA VÍTIMA DE BULLYING (Lélio Braga Calhau) 
  • Palestra no dia 20/03
Palestrante: Janne Cavalcanti 
Tema: Bullying na família e na escola.
























  • Confecção de painel com a “Árvore da amizade”, para valorizar o companheirismo entre os alunos.Cada turma escreveu frases sobre amizade e companheirismo para compor a árvore.As raízes são as turmas.


  • Atividades variadas:

"Pablo Picasso tinha razão: Legal é ser diferente!" - 4º A (Profª Vera)


Cartaz 3º B (profª Elisângela)

                Árvore dos sonhos 4º A (Profª Vera)

                                                     Mural 4º A (Profª Vera)


Professora Rosália e sua turma - 1º A

Este tema será trabalhado durante todo o ano, pois não se limita a um único período do ano letivo. Contamos com o apoio e auxílio da família no combate a esse mal que prejudica nossas crianças e jovens!