domingo, 30 de junho de 2013

DATAS COMEMORATIVAS DE JULHO




02 · DIA DO HOSPITAL
02 · DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO
08 · DIA DO PANIFICADOR
10 · DIA DA PIZZA
12 . DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL
13 · DIA DO ENGENHEIRO DE SANEAMENTO
13 · DIA DO CANTOR
13 · DIA MUNDIAL DO ROCK
14 · DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO
15 · DIA NACIONAL DOS CLUBES
16 · DIA DO COMERCIANTE
17 · DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
19 · DIA DA CARIDADE
19 · DIA NACIONAL DO FUTEBOL
20 · DIA DO AMIGO E INTERNACIONAL DA AMIZADE
20 · DIA DA 1ª VIAGEM À LUA (1969)
23 · DIA DO GUARDA RODOVIÁRIO
25 · DIA DO COLONO
25 · DIA DO ESCRITOR
25 · DIA DO MOTORISTA
26 · DIA DA VOVÓ
27 · DIA DO MOTOCICLISTA
28 · DIA DO AGRICULTOR

Bandeiras da África

Seguindo o nosso eixo pedagógico de 2013, no mês de junho os alunos conheceram as bandeiras africanas.

No Laboratório de Informática,  com o suporte da direção e coordenação,  os monitores André (matutino) e Heleçandra (vespertino) apresentaram slides para os alunos com as bandeiras:






















Após conversarem sobre o assunto , nos computadores individualmente , os alunos escolheram a bandeira que mais lhes chamou a atenção:
































Os alunos do 1° ano desenharam a bandeira escolhida, escolhemos duas de cada turma:
































Os alunos do 2° ao 5° ano escreveram frases.
 Escolhemos duas de cada turma:



























2° A
Elivan – Quênia, porque tem escudo e lanças e tem as minhas cores favoritas.
Giovanna Duarte – Guiné Bissau, porque as cores são amarelo, verde, vermelho e preto.

2° B
Eduarda Almeida – Eu gostei da bandeira da Etiópia porque as cores são bonitas e a história da Etiópia é bonita e legal.
João Vítor – Burkina Fasso. Eu gostei dessa bandeira porque ela me faz lembrar uma estrela cadente.

2° C 
Rodrigo de Oliveira – Gostei porque tem algumas cores do Brasil .( África do Sul)
Júlia Isabela – Eu gostei porque tem a cor do mar. (Botsuana)


3° A
Gustavo Alves – Angola, porque representa a valentia.
Gabriela – Egito. Eu gostei por causa da águia.

3° B
Daniel Ferreira - Eu gostei da Bandeira de Zaire, porque tem em seu desenho um fogo e um braço representando a força do povo africano.
Juliete - Escolhi a bandeira do Egito, porque mostra um povo trabalhador que sofre pelos seus.

3° C
Matheus – Seychelles, porque lembra um arco-íris.
Amanda ferreira – Eu gostei da República centro-africana porque é tudo colorido!


4° A
Júlio César – Da Nigéria, porque eles me inspiraram quando jogaram na FIFA e a cultura é legal!
Raquel – Burundi, porque tem três estrelas e duas cores que eu gosto: vermelho e verde.

4°B
Janayna – Eu gostei da bandeira de Comores. Ela parece paz, amor, sol , natureza e céu estrelado.
Samuel – Suazilândia, porque é guerreira.

4° C
Ayla – Zaire, porque tem um negro segurando uma tocha e isso é muito importante!
Kauã Victor – Malaui, porque ela é muito bonita. Tem um sol vermelho.


5° A
Érika Cristina – Burundi, porque as cores são bem vivas e tem o detalhe das estrelas.
Lucas Thomé – Eu gostei da bandeira da Libéria porque a bandeira é parecida com a dos Estados Unidos da América.

5° B
Gabriel Marinho – Eu gostei de Moçambique porque tem um símbolo muito bonito.
Débora – De Madagascar, porque ela é colorida e lá todos vivem falando que é um lugar muito bonito.

5º C
Wesley – Malaui, porque são muito magníficas as cores da bandeira dela, são bem marcantes e parece o pôr do sol.
Geovana – Angola, porque é emocionante e interessante de pesquisar.


PARABÉNS, CRIANÇAS!
NÃO COLOCAMOS TODOS OS DESENHOS E FRASES AQUI PORQUE NÃO CABERIAM, MAS FICARAM MUITO BONS!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Visita à fábrica da Coca-cola


No dia 11 e 27 de junho os alunos do 3º ano A (Professora Jeane) , do 3º ano B (Professora Elisângela) e do 3º ano C (Professora Adriana) visitaram a fábrica da Coca-cola.


Ao chegarem ao local, os alunos foram recebidos pela empresa e conheceram a linha de produção, bem como tiveram acesso às informações referentes ao processo de produção do refrigerante.




Ao final da visita foi oferecido um lanche especial aos alunos:






quinta-feira, 27 de junho de 2013

CONAE 2014


    




A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

A CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que servirão de base para a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias: conferências livres e conferências municipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

A Escola Classe 29 de Taguatinga tem uma conferência livre aberta no site: http://redesocialconae.mec.gov.br/. Todos podem acessar com o usuário Escola Classe 29 e a senha escolaclasse29. Ou podem acessar fazendo o login do Facebook se estiver na rede social. É só clicar na conferência da nossa escola e participar!

Clicando no link "documentos importantes",todos terão acesso ao Documento Referência(também disponível em: http://redesocialconae.mec.gov.br/images/documentos/documento-referencia-revisado.pdf), na página 51, está o eixo IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. Na conferência da EC 29 devem ser feitos comentários e sugestões sobre este eixo.

Participem! Deixem lá seus comentários e sugestões até o dia 04/07/13.

Os responsáveis e funcionários que se interessarem em participar da Conferência Regional que será no dia 08/08/13 (local a definir), por favor, procurem a Direção da escola até o dia 05/07.

Agradecemos a participação de todos! Assim poderemos melhorar cada vez mais a Educação em nosso país.

A Turma do Plenarinho contra o Corruptô




Na revista “A Turma do Plenarinho contra o Corruptô”, Zé Plenarinho e cia. ficam indignados quando o Corruptô usa seus poderes para influenciar as pessoas a fazer coisas erradas. Os  atingidos pela “droga da corrupção” começam a querer satisfazer apenas os próprios interesses.
Em forma de revistinha, o Plenarinho descobriu um jeito simples e divertido de alertar as crianças sobre os problemas que a corrupção causa. Numa época em que as manifestações contra a corrupção “pipocam” em todas as cidades do país, é bom mostrar às crianças que o combate à corrupção começa nas pequenas atitudes diárias. 
Não colar na prova e não furar fila são algumas delas.
A revistinha está disponível na nossa página em 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Por que não faltar às aulas?

Foto: Ilustração Claudia Marianno

Faltas prejudicam não só o aluno, mas toda a sala
A escola é o compromisso do seu filho. Saiba porque é tão importante estar sempre presente.

Um falta porque está frio demais. Outro porque o pai aproveitou uma promoção e toda família viajou. Um terceiro pegou uma gripe e estava indisposto. Para aquele, a preguiça falou mais alto. E assim vai. Cada um tem um motivo, um às vezes mais sério do que outro. OU menos sério do que o outro. Mas a questão é: quando um estudante deixa de ir à escola, muitos saem perdendo. "O maior prejudicado, sem dúvida, é o próprio aluno, já que ele precisa correr atrás do tempo perdido para seguir o ritmo dos demais. E, por mais que faça, nem sempre todo o esforço é suficiente", afirma Vera Barreira, Orientadora Educacional , em São Paulo.

Os colegas de turma também sofrem porque, de um jeito ou de outro, vão ouvir de novo pelo menos parte das explicações do professor ao invés de aprender coisas novas ou ter discussões mais aprofundadas. O prejudicado é o professor, que precisa refazer seu planejamento para suprir o desfalque de quem está ausente, disponibilizar material e estar atento para que diferenças de conhecimento entre a turma não se acentuem. "Não é a toa que é lei nacional: os dias letivos precisam ser cumpridos, sendo uma responsabilidade da instituição de ensino oferecer a Educação e dos alunos fazerem sua parte", diz Vera. A seguir, leia puxões de orelha para crianças e para os pais que não consideram as faltas tão graves assim.

sexta-feira, 21 de junho de 2013


INÍCIO DO INVERNO




Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se estende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.

As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

Os países localizados na Zona Temperada do Norte (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico) e na Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico) apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos rigorosos, registrando baixas temperaturas.

O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

domingo, 16 de junho de 2013

FESTA JUNINA 2013

Realizamos no dia 14 de junho a nossa festa junina!
A festa foi uma sucesso mais uma vez!
A comunidade compareceu em peso!



No matutino a turma vencedora da gincana foi o 4°"A" da professora Vera. No vespertino foi a turma da professora Ana Cris (2° "A").

A turma do matutino que vendeu mais rifa foi o 5° "C" da professora Luzia e do vespertino foi a turma da professora Elisângela (3° "B").

As quatro turmas ganharam um passeio ainda a definir!


O aluno que vendeu mais rifa do matutino foi o Gabriel (5°"C") e do vespertino foi o Lucas (3° "B")! 
Ganharam presentes! 
Parabéns!

O tablet foi sorteado para o sr.  José Pires Viana!
Parabéns, sortudo!


A EC 29 agradece a todos pelo empenho, colaboração e presença em nossa festa!

quarta-feira, 12 de junho de 2013


GINCANA DIVERTIDA

Durante a campanha da festa junina os alunos participaram da gincana divertida!

Eles se divertiram muito !!!


Todos de chapéu:







Todos com lenço no pescoço:







Meias trocadas:






Camisetas com as cores da bandeira do Brasil:







ESPERAMOS POR TODOS NA NOSSA FESTA JUNINA!
DIA 14/06 (SEXTA-FEIRA) A PARTIR DAS 14 HORAS!