sábado, 31 de agosto de 2013

O que é o PNAIC?

15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, Distrito Federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: formação continuada de professores alfabetizadores, com curso presenciais e bolsas de estudos. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos. 

As professoras alfabetizadoras da EC 29 de Taguatinga também estão engajadas nesse pacto. Elas participam do curso e utilizam os materiais distribuídos pelo MEC.

Abaixo algumas fotos dos alunos do 2º ano (Professoras Ana Cris, Fabíola e Célia) em momento descontraído utilizando os jogos do PNAIC:
























quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tabline - 4º A (Professora Vera)

Tabline ou Quadro de Multiplicação: uma boa ferramenta na resolução dos cálculos de  multiplicação e divisão.


Multiplicação:
Exemplo: 5 x 4 = ?
Coloque uma liguinha na linha 5 na horizontal e outra na coluna 4 da vertical. A resposta será o cruzamento entre a linha e a coluna, que é 20.

Divisão:
 Exemplo: 20 : 5 = ?
Colocamos a liguinha horizontal na linha do dividendo (20) e cruzamos com a coluna do número 5, então obtemos o resultado no final da linha que neste caso,  será 4.

Cada aluno recebeu um quadro, pintou e colou em retângulo de papelão. Em seguida, os alunos colocaram duas liguinhas (vertical e horizontal).
 


 




Turma : 4º ano A

Professora Vera Lúcia
26/08/13

domingo, 25 de agosto de 2013

CRIANÇAS NA INTERNET


Quando se fala sobre a Internet, os pais associam de imediato aos perigos que ela causa, bem como os riscos. No entanto, a Internet não é nenhum bicho-papão como tantas pessoas espalham por aí. A Internet também tem o seu lado positivo, mas claro que é necessário proteger e ensinar os filhos a lidar com ela. Se orientar bem os seus filhos, ele tirarão proveito com a sua utilização.
A Internet é excelente tanto para crianças como para os adultos e funciona para os mais novos como um parque de diversões . Costuma deixar os seus filhos brincarem sozinhos num parque? Então, na Internet também tem que estar ao lado deles, protegendo-os e ensinando-os a divertirem-se. Se eles utilizarem a Internet de forma adequada, além de passarem ótimos momentos de diversão, também irão adquirir conhecimentos. 
Até os 4 anos
Quando são mais novos, a Internet pode servir para ganharem mais rapidez de raciocínio através de pequenos jogos, bem como melhorarem a sua agilidade e coordenação motora. Além disso, nessas idades a Internet também possibilita às crianças aprenderem mais rapidamente os números e as letras, ao mesmo tempo que melhoram a sua capacidade de aprendizagem.

Dos 5 aos 10 anos

Nestas idades, a Internet torna-se imprescindível, pois proporciona uma maior aproximação com os pais e fortalece os laços de afeto com familiares e amigos mais distantes através das redes sociais. Além disso, as crianças começam a fazer novas amizades e a melhorar os relacionamentos sociais e afetivos. Os sites de joguinhos são importantes para o raciocínio lógico, ortografia etc.O acompanhamento continua a ser importante, para garantir que a internet não é usada para outros usos.

A partir dos 11 anos

A Internet a partir dos 11 anos revela-se fantástica para reduzir a timidez. Normalmente, as crianças falam mais facilmente com os colegas da escola e com os amigos através da Internet. No entanto, não pode permitir que apenas haja este tipo de contato senão elas nunca viverão a realidade do dia-a-dia. Por outro lado, a Internet também cria mais responsabilidades aos seus filhos relativamente aos seus atos, uma vez que tudo o que eles lá fizerem, ficará marcado para sempre.

A partir dos 15 anos

A adolescência é a altura em que os seus filhos querem se afirmar e tornarem-se adultos. Assim, a Internet é uma forma de eles aprenderem a respeitar as diferenças entre as pessoas, a obter informação e conhecimentos importantes e a fortalecer as suas relações sociais. Além disso, muitos optam por começar os seus próprios negócios através da internet e muita gente hoje em dia trabalha na internet, que sabe não possa esta também servir para tornar o seu filho num empreendedor.


Então... vamos fazer bom uso da internet? 

Clique no link abaixo e confira mais de 150 sites de diversão para todas as idades:



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Esconde-esconde do folclore

Encontre na ilustração os principais personagens do folclore brasileiro, descubra seus nomes e aprenda sobre eles. Clique no link abaixo e divirta-se aprendendo:


Eleições para Presidente do Folclore

No Programa Inclusão Social desde à Infância , o Tribunal Regional Eleitoral vai até as escolas para fazer uma eleição do Presidente do Folclore. 
Trabalham-se em sala de aula as lendas dos candidatos à presidência . Com os alunos já familiarizados com a história de cada um , é hora da campanha eleitoral . Com ênfase em aspectos relevantes à sociedade, tais como: os problemas enfrentados pelos portadores de necessidades especiais, a relação do homem com o meio ambiente, os meios de discriminação social, o papel da mulher na sociedade e o uso da água de forma racional, os candidatos tentam convencer seus eleitores, utilizando-se fantoches como recurso didático. 


No Programa Inclusão Social desde à Infância há eleição de personagens do Folclore Brasileiro, associados a temas de políticas públicas voltados para a Segurança, Saúde, Educação, Lazer e Liberdade. A participação dos alunos é bastante efetiva no processo eleitoral: 





















Agora, o resultado das eleições realizadas na
 E. C. 29:



Agradecemos ao TRE pela parceria nesse tema tão importante que é a conscientização da responsabilidade que temos numa eleição.


O objetivo é promover o conhecimento do processo eleitoral e toda implicação social, política e econômica que daí resulta.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

terça-feira, 13 de agosto de 2013

TURMA DA MÔNICA - EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA

O site Educar para Crescer desenvolveu uma cartilha em parceria com o Estúdios Mauricio de Sousa para falar sobre a importância da Educação. Clique no link abaixo ou veja as imagens:




domingo, 11 de agosto de 2013

Dia do estudante

O dia do estudante surgiu oficialmente no ano de 1927, cem anos após a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. A data escolhida para comemorá-lo foi o dia 11 de agosto.
Os estudantes devem ser valorizados por seus familiares, pois estudar não é tarefa fácil. Requer muita dedicação, é cansativo e deve ser visto como uma atividade de grande responsabilidade e compromisso.
O estudo leva as crianças ao crescimento saudável, a aprender a conviver com outras pessoas, a aceitar regras de boa convivência, além de dar-lhes conhecimentos para a vida, como a leitura e a escrita.
Algumas crianças e jovens não tem condições de frequentar uma escola, o que é muito triste, pois perdem grande parte de suas vidas ociosos, nas ruas ou mesmo trabalhando para ajudar no sustento de suas casas. Isso é muito ruim, pois perdem a oportunidade de, no futuro, terem uma profissão que lhes proporcione uma vida digna.
Ficar longe da escola, nas ruas das cidades, pode levar as crianças a se envolverem com drogas, criminalidade, passando necessidades, fome, sede, frio, sem receber carinho e atenção.
O estudante deve dar valor na escola, na oportunidade que tem de estudar, pois a vida para quem não frequenta uma escola é muito difícil e de sofrimento.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Parabéns a você estudante pelo seu dia!

Dia dos Pais





Existe um homem que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo: 
Que fica humilde, quando poderia se exaltar; 
Que chora à distância, a fim de não ser observado; 
Que , com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível;
Que , na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta; 
Que , quase sempre, é chamado de desatualizado;
Que , apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor; 
Que , ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber;
Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude que possa ser imitada; 
Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias; 
Que é tão humano e sensível e por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa;
Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. 
Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ter um valor inestimável quando deixa de existir para sempre. 
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

FELIZ DIA DOS PAIS!