sexta-feira, 29 de novembro de 2013

RESULTADO DAS ELEIÇÕES

Informamos que a chapa que concorreu à Direção da escola foi aprovada nas eleições.

A Direção foi eleita para mandato de 3 anos:
*ANA CRISTINA SILVA (diretora) 
*FABÍOLA DA SILVA SANTOS (vice-diretora).

Para o Conselho Escolar a chapa que concorreu foi eleita:
* Lourenço - segmento auxiliares (Cristal - suplente)
* Sandra - segmento pais
* Dorcas - segmento pais
* Gisela - segmento magistério.

Agradecemos a participação de toda a comunidade escolar e contamos com seu apoio nessa caminhada.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Visita ao IHGDF

No dia 26/11 os alunos dos 4º anos foram ao Instituto Histórico e Geográfico do DF. A visita foi muito produtiva!

Os alunos tiveram uma aula sobre a mudança da capital, visitaram o museu e conheceram objetos da época da construção de Brasília e curiosidades sobre os personagens desta história :



















Parabéns aos alunos e professoras pelo interesse em conhecer a nossa história!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Passeio ao teatro - Fotos

No dia 22 de novembro os alunos do 1º, 2º e 3º anos foram ao teatro assistir à peça "Um presente de Natal". 
Eles gostaram muito!












sábado, 23 de novembro de 2013

Eleição para diretores e Conselho Escolar


ATENÇÃO!

*LEVAR DOCUMENTO COM FOTO.
*VOTARÁ O RESPONSÁVEL PELO ALUNO NA MATRÍCULA.
*CASO TENHA MAIS DE UM FILHO MATRICULADO NA ESCOLA, SOMENTE UM VOTO SERÁ COMPUTADO.

PARTICIPE!


quarta-feira, 20 de novembro de 2013



"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."
Bob Marley

Dia Nacional Da Consciência Negra



No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.

Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.

Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

sábado, 16 de novembro de 2013

Fotos da II Mostra Cultural e Educativa


No dia 08 de novembro realizamos a nossa II Mostra Cultural e Educativa.

Os trabalhos realizados pelos professores e seus alunos ficaram maravilhosos!

Tivemos também a preciosa apresentação do grupo afro Asé Dudu! Obrigada pela presença! 

Para enriquecer mais ainda, tivemos a presença do autor literário Thiago Fernandes! Sua presença em nossa Mostra nos envaidece!

Parabéns a todos que se empenharam para que o nosso encontro fosse um sucesso!

Veja o álbum de fotos:

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

 
 A Proclamação da República foi o ato que estabeleceu que a partir daquele momento o Brasil deixava de ser império e passava a ser república, ou seja deixava de ter um imperador e passava a ter presidente e ministros.
 
 
Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Fonte Wikipedia