sábado, 29 de março de 2014

DE OLHO NO PIOLHO!


O piolho é minúsculo, mas poderoso. Capaz de provocar coceira intensa e, com ela, o início de uma infecção que irá comprometer a saúde da criança, se não for combatida de modo adequado. E o pior é que ele vem atormentando a humanidade há uma eternidade! Acredite: piolho já foi encontrado em múmias egípcias de mais de três mil anos. E a pediculose, doença provocada por ele, é mencionada até em textos da Bíblia.

Pediculose (Piolho): É uma doença parasitária muito comum que atinge, principalmente, crianças em idade escolar e mulheres.

Como é transmitida? O piolho pode ser carregado pelo vento, porque é leve. Além disso, passa de uma cabeça para outra pelo contato direto ou através de objetos infestados. Ao contrário do que se pensa, não está relacionado com sujeira. Pelo contrário, o piolho gosta de cabelo limpo. 

Como diagnosticar? O diagnóstico é feito pela descoberta de piolhos fixados com seus ovos (lêndeas) na base dos cabelos, coceira intensa, cabelos sem brilho e ressecados. 

Quais são os sintomas? As queixas principais são a coceira intensa e irritação da pele da cabeça

Como evitar a pediculose:
*  Tome banho todos os dias, lavando bem a cabeça.
*  Não use pente de outra pessoa.
* Não empreste chapéu, gorro, boné, travesseiro, almofada, lenço de cabeça, presilha de cabelos e outros objetos que ficam em contato com a cabeça de outras pessoas.
* Evite contato pessoal com pessoas que estejam com piolhos.
* Troque de roupas todos os dias.
* cabelos compridos devem estar presos.
* Passe pente fino diariamente.
* Não utilize inseticidas para matar o pilho porque pode ocorrer uma intoxicação grave.




Contamos com sua colaboração e empenho para evitarmos esse problema em nossa escola!

quinta-feira, 27 de março de 2014

PASSEIO AO CIRCO

NO DIA 26 DE MARÇO ACONTECEU O PRIMEIRO PASSEIO DE 2014: AS CRIANÇAS FORAM AO CIRCO!!!

FOI DIVERSÃO DO COMEÇO AO FIM!!!
























 

 


 
 










AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

AGUARDEM OS PRÓXIMOS PASSEIOS...

SERÃO INCRÍVEIS!!!

sábado, 22 de março de 2014

É dia da água!


Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: isso é tudo o que forma uma molécula de água – um dos compostos químicos mais simples e mais importantes para a nossa vida. Ela serve para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, produzir energia e uma infinidade de outras coisas. De tão importante, ganhou até um destaque no calendário: dia 22 de março é Dia Mundial da Água!

Neste Dia Mundial da água, separamos sites com jogos onlines e atividades educativas para as crianças aprenderem sobre o tema de forma divertida. Separamos também três dicas de livros imperdíveis:


O banho de Nina
(De Ana Cristina Melo, com ilustrações de Cris Alhadeff. Editora Escrita Fina)
Ao saber que a água do mundo poderia acabar, Nina ficou preocupada e começou a matutar soluções pra esse problema. Suspender a escovação de dentes? Pedir para o papai não lavar o carro? Deixar de usar a descarga? Conheça as ideias dessa menina disposta a impedir uma seca generalizada.


Tomar banho é uma encrenca!
(De Manuela Monari, com ilustrações de Benjamim Chaud. Editora Caramelo)
Se você é daqueles que não gostam muito de tomar banho, precisa conhecer Mateus, um menino que adora inventar maneiras de fugir de uma chuveirada. Adorava, quer dizer. Um belo dia ele entrou no banho e descobriu coisas tão incríveis que mudou de ideia!


Encontros d’água – sete contos d’água
(De Ninfa Parreiras, com ilustrações de Fabiana Salomão. Editora Scipione)
Quem nunca provou a água do mar? Um menino de Minas Gerais está prestes a ter seu primeiro encontro com o oceano. Fica imaginando como seria incrível experimentar daquela água, geladinha, cheia de sal, areia e até conchinhas. E cisma de levar um pouquinho do mar para sua cidade… Essa é só uma das histórias que você vai conhecer neste livro. Aposto que vai gostar!


Sites divertidos sobre o tema

O site criou um Jogo da Água, em que a criança aprende a economizar o recurso natural em oito diferentes situações.


O Grupo Smartkids fez um especial sobre a água que reúne informações históricas, dicas de economia, passatempos e desenhos para colorir.


São mais de 100 atividades sobre a água para download gratuito, além de dicas de tratamento, cuidados e economia.

(Informações com Blog da SanVale)
Vale a pena conferir os vídeos:





Você sabia que a água também tem os seus direitos? Veja quais são:


Vamos fazer a nossa parte!


sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN


Hoje comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down.

A Síndrome de Down é um distúrbio genético que pode afetar qualquer raça, sexo ou etnia, e este distúrbio ocorre durante a divisão celular do embrião. 

Em uma célula normal de um ser humano, existem 46 cromossomos divididos em 23 pares, já a pessoa que nasce com Síndrome de Down possui 47 cromossomos.

Você conhece ou tem algum amigo com Síndrome de Down?

Se não conhece, pelo menos já deve ter ouvido falar que todos que nascem com essa síndrome, possuem características iguais como os olhinhos puxados, além do processo de aprendizado que requer um pouco mais atenção.

Infelizmente, hoje em dia ainda há muito preconceito. Uma das ações que podemos contribuir para diminuir a exclusão da pessoa com síndrome de Down é o convívio social. Se você conhece, ou venha a conhecer alguma criança com Down, faça com que ela se sinta à vontade em meio aos seus outros amigos seja na escola, ou em qualquer outro lugar.

É muito importante a inclusão social dessas crianças. Elas são assim como outras, brincam, estudam, aprendem, porém são especiais. A criança que nasce com este distúrbio genético deve ser muito amada, estimulada pelos pais, irmãos, amigos para que assim, ela possa desenvolver todo seu potencial.

Curiosidade
Você sabe por que o dia 21 de março foi escolhido como sendo o Dia Internacional da Síndrome de Down?
Simples... o mês de março foi escolhido por ser o mês três, considerando que a Síndrome de Down é fruto de uma trissomia (três)... e o dia é 21 porque a trissomia ocorre no cromossomo de nº 21, portanto, 21/03.


NA EC 29 NÃO CONTAMOS CROMOSSOMOS.
O QUE IMPORTA É COMO SOMOS!






quinta-feira, 20 de março de 2014

ABERTURA DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

Recebemos os alunos hoje na biblioteca para a abertura oficial de empréstimos de livros. As crianças conheceram um pouco sobre a autora que dá nome à nossa biblioteca.

CecíliMeireles

 (1901- 1964) 

Cecília Benevides de Carvalho Meireles  nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1901.  Seus pais morreram quando ainda era criança e ela foi criada pela avó chamada Jacinta, que a vivia cantarolando cantigas e falando ditados populares. Na casa  de Cecília havia um quintal e um mundo encantado: o mundo dos livros ! Cecília já gostava dos livros antes mesmo de aprender a ler e foi aos 9 anos que escreveu o seu primeiro poema. Foi professora, jornalista e aos 18 já havia lançado o seu primeiro livro. Fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil.
Vejam um poema do livro Ou isto ou aquilo:


A Língua de Nhem
Havia uma velhinha
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.

E estava sempre em casa
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

O gato que dormia
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também

a miar nessa língua
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

Depois veio o cachorro
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,

e todos aprenderam
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

De modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,

ficou toda contente,
pois mal a boca abria
tudo lhe respondia:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...



As crianças assistiram ao desenho : 
Brenda e o livro encantado.




Ouviram explicações sobre a distribuição de livros nas prateleiras e receberam um carinho de uma fadinha muito especial!



Parabéns às colaboradoras da Biblioteca: 
Stela , Carmem e Paula!


É isso aí, crianças! Vamos ler muito no ano de 2014!!
 Além de divertido, é muito enriquecedor!

"Um país se faz com homens e livros"
Monteiro Lobato