terça-feira, 29 de abril de 2014

Sorteio da rifa

Sorteamos o livro "Contos Clássicos" e quem ganhou foi o Thiago, aluno do 1º B (Professora Adriana).



Parabéns , Thiago!!!

Agradecemos a participação de todos!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Reunião de Pais - 1º bimestre

 
  Você sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.
   O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria e, assim, estabelecer uma relação de confiança e cooperação com os professores.

Convocamos os senhores para a reunião de pais do 1º bimestre.

DATA: 26 de abril (sábado)

HORÁRIOS:
          Matutino - das 8h às 10h.
          Vespertino - das 10h às 12h.

Informamos que a professora Cleonice (1ºA) e a professora Sandra Regina (4ºB) já realizaram a reunião. 
A reunião da professora Rosália será no sábado à tarde: 13h.

Contamos com sua presença!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

VISITA AO PLANETÁRIO



A primeira vez que a população de Brasília pôde contar com projeções sobre as estrelas e o Universo foi em 15 de março de 1974, há 40 anos, com a inauguração do Planetário na cidade. Porém, é bem verdade que o prédio, que parece um disco voador de concreto no Eixo Monumental, passou boa parte das quatro décadas fechado por problemas na estrutura. Depois de uma reforma que durou mais de 16 anos, o local foi reinaugurado em dezembro do ano passado.

Agora, essa janela para o céu está funcionando a todo vapor e conta com um projetor ótico moderníssimo, o Power Dome VIII, que só pode ser comparado aos melhores do mundo.


Nos dias 23 e 24 de abril os nossos alunos puderam conhecer esse espaço científico riquíssimo .






 


 

 

 





 






 














 


Parabéns a todos pela grande participação!

Parabéns especial à professora Sandra Regina e sua turma (4º B) : todos os alunos dessa turma foram ao Planetário!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Brasília - 54 anos


Brasília é uma cidade à frente do seu tempo. Seu surgimento mudou o panorama do país, tanto político como econômico. Em 1883, um sonho de Dom Bosco previu o surgimento de uma civilização muito próspera, com um grande lago entre os paralelos 15º e 20º Sul, local onde hoje está localizada Brasília. Esse sonho se tornou realidade no dia 21 de abril de 1960, quando Brasília foi inaugurada pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek, cumprindo também uma antiga determinação constitucional de transferir a administração do Brasil para uma cidade no Planalto Central.

Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto. Em 1987, tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e, em 2008, escolhida aCapital Americana da Cultura 2008, título reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Brasília é uma cidade completa. Possui um dos melhores Índices de Qualidade de Vida (IDH) do país e um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.

Em votação popular, foram eleitas as 7 Maravilhas de Brasília:
1. Catedral Metropolitana 
2. Congresso Nacional 
3. Palácio da Alvorada 
4. Palácio do Planalto 
5. Templo da Boa Vontade 
6. Santuário Dom Bosco 
7. Ponte JK 

A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.










PARABÉNS, BRASÍLIA!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Páscoa na escola



Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa  uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento. Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.

Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
- Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.

De acordo com o Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Já no Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade.

O símbolo da despedida de Jesus entre os apóstolos antes de ser crucificado é o pão e o vinho. Eles marcam também o anúncio de uma nova vida que começaria em breve.

No dia 17/04, quinta-feira, os nossos alunos aprenderam um pouco mais sobre essa festa cristã de uma maneira divertida com a Tia Natália e a Tia Ocilma!












Vamos viver a Páscoa e seu significado em todos os dias, comemorando as mudanças, as evoluções, o renascimento diário, nosso crescimento.