terça-feira, 29 de março de 2016

Quem roubou a alegria do palhaço?



Em homenagem ao Dia do Circo hoje teve contação de história na escola!

A palhacinha Paçoca contou aos alunos a história :"Quem roubou a alegria do palhaço?" de Gerusa Rodrigues Pinto.

Diversão total!






segunda-feira, 28 de março de 2016

Cardápio Semanal


28/03 A 01/04

SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
MACARRÃO COM CARNE EM CONSERVA/
MILHO
BISCOITO AMANTEIGADO  
GALINHADA COM BATATA
BISCOITO CREAM CRACKER + MAÇÃ
ARROZ COM FILÉ DE PEIXE
////////
SUCO DE CAJU
///////////
IOGURTE DE MORANGO
///////////


CARDÁPIOS SUJEITOS A MODIFICAÇÕES

domingo, 27 de março de 2016

PÁSCOA NA ESCOLA

Qual é o significado da Páscoa?
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
- Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.

No dia 24/03 fizemos um dia especial com nossos alunos para celebrar esse dia tão importante para a humanidade.


























FELIZ PÁSCOA!

quarta-feira, 23 de março de 2016

DIA DA ÁGUA


Ontem foi o Dia Mundial da Água. Durante essa semana estamos trabalhando com as crianças a conscientização do uso correto da água.

Os alunos aprenderam a lição direitinho e produziram trabalhos lindos!

Vejam alguns deles!




Lição aprendida: 
SE CUIDAR, NÃO VAI FALTAR!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Cardápio Semanal


21/03 A 25/03

SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-
FEIRA
QUARTA-
FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
BAIÃO DE TRÊS COM PATINHO (CUBOS)
ROSQUINHA 
 DE COCO
MACARRONADA
COM PEITO
DE FRANGO
MILHO
COOKIE INTEGRAL
FERIADO
////////
LEITE ACHOCOLATADO
///////////
SUCO DE CAJU
///////////

CARDÁPIOS SUJEITOS A MODIFICAÇÕES

terça-feira, 15 de março de 2016

PASSEIO AO CIRCO

No dia 30/03 faremos nosso primeiro passeio!
Vamos ao circo!

Valor: R$ 16,00
Pagamento até o dia 28/03!

Não perca!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Cardápio semanal


14/03 A 18/03
 
SEGUNDA-
FEIRA
TERÇA-
FEIRA
QUARTA-
FEIRA
QUINTA-
FEIRA
SEXTA-
FEIRA
MACARRONADA COM PATINHO (ISCAS)
PÃO CARECA COM REQUEIJÃO
ARROZ COM FRANGO AO MOLHO E BATATAS
BISCOITO CREAM CRACKER
ARROZ COM FAROFA DE CARNE
(ISCAS)
////////
SUCO DE GOIABA
///////////
LEITE ACHOCOLATADO
BETERRABA COZIDA

CARDÁPIOS SUJEITOS A MODIFICAÇÕES

terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres inspiradoras para a humanidade

Por muito tempo, muito tempo mesmo, ser mulher era sinônimo de não ter direitos. Elas não podiam estudar, trabalhar, votar ou se interessar por qualquer assunto que não fosse cuidar de filhos e fazer enxoval.Felizmente, algumas coisas já mudaram nesse sentido na maior parte do mundo, por mais que muitas mulheres ainda sejam reprimidas apenas por causa de seu gênero. A seguir, conheça uma lista de grandes mulheres que deixaram importantes contribuições sociais, culturais e científicas à humanidade.
Marie Curie
É impossível estudar química e física sem falar de Marie Curie, a polonesa que ficou famosa graças às suas pesquisas sobre radioatividade. Vale lembrar também que essa mulher conseguiu a proeza de ganhar o cobiçado Prêmio Nobel – duas vezes.
Malala Yousafzai
Você provavelmente já ouviu falar da Malala, a garota paquistanesa que é também a pessoa mais jovem a ser contemplada com um Prêmio Nobel. Por sua luta pelos direitos das mulheres à educação e pelo símbolo de força e resistência que se tornou, devido à sua experiência pessoal (ela levou um tiro na cabeça quando tinha apenas 14 anos), Malala, que hoje tem 18 anos, mais do que merece estar nessa lista.
Kathrine Switzer
Ela foi a primeira mulher a participar da famosa Maratona de Boston, em 1967. Na imagem acima você pode ver o momento em que homens da organização do evento, quando viram que uma mulher estava participando, tentaram impedi-la de correr.
Margaret Heafield
Tá vendo essa moça da foto? Pois é. Ela trabalhou como diretora de engenharia de software para a NASA. Basicamente, foi uma das responsáveis pelo Projeto Apollo, um dos mais importantes da agência espacial.
Valentina Tereshkova
Essa russa foi a primeira mulher a viajar para o espaço, em 1963, na missão Vostok VI.
Onna-Bugeisha, a mulher samurai
Onna-Bugeisha era o nome pelo qual eram chamadas as guerreiras samurais do Japão Feudal, no final do século 19.
Amelia Earhart
Amelia foi a primeira mulher a fazer um voo solo sobre o oceano Atlântico, em 1928.
Komako Kimura
Essa mulher lutou pelo direito das mulheres ao voto e participou também da marcha realizada em Nova York, em outubro de 1917.
Eliza Leonida Zamfirescu
Tá vendo essa moça da foto acima? Ela foi a primeira mulher engenheira da História.
Rosa Parks
Eis um nome importantíssimo na luta por direitos humanos. O nome de Rosa é comumente citado quando falamos em ativistas que lutaram contra a segregação racial – ela é conhecida por se negar a dar seu lugar no ônibus para um homem branco.
Sofia Ionescu-Ogrezeanu
Essa mulher romena foi a primeira neurocientista e neurocirurgiã do mundo.
Anne Frank
A escritora judia fez um brilhante e extremamente triste retrato de sua família, que precisou se esconder de nazistas, e você provavelmente já ouviu falar sobre ela.
Marina Ginestà
  

Esta imagem, de 21 de julho de 1936, é a mais famosa de Marina, uma veterana francesa que participou da Guerra Civil Espanhola.
Nadia Comaneci
Essa atleta foi a primeira mulher a conseguir nota 10 em ginástica olímpica durante os Jogos Olímpicos.
Florence Nightingale
O Dia da Enfermagem é comemorado em todo o mundo em 12 de maio porque essa é a data de nascimento de Florence Nightingale. Conhecida como a “senhora da lâmpada”, Florence ficou famosa por cuidar de soldados de guerra à noite, com a ajuda de um lampião, no hospital onde trabalhava. Ela é responsável também por muitas medidas de saúde que ajudaram a moldar a medicina moderna. Na Inglaterra, Florence tem a fama de ser a segunda mulher mais influente durante a Era Vitoriana, ficando atrás apenas da própria Rainha Victoria.
Mary Winsor
Na imagem, feita em 1917, ela aparece segurando um cartaz com os dizeres: “Pedir liberdade para as mulheres não é um crime. Prisioneiras sufragistas não deveriam ser tratadas como criminosas”. Sufragista é aquele que defende o direito de votar a todos.
Maria Teresa de Filippis
Em 1958, Maria Teresa fez história ao ser a primeira mulher piloto de Fórmula 1.
Bertha Von Suttner
Ela foi a primeira mulher ativista a receber um Nobel da Paz.
Suu Kyi
Essa mulher foi obrigada a cumprir prisão domiciliar por 15 anos. O motivo? Ela fez uma campanha pró-democracia.
Nísia Floresta Augusta
Nísia foi a primeira brasileira a lutar pela emancipação feminina. É considerada precursora do feminismo no país, sendo também reconhecida por seu empenho em alfabetizar meninas e mulheres. Nísia Floresta também foi uma das primeiras mulheres a publicar artigos em jornais brasileiros, além de ter sido a tradutora do manifesto feminista de Mary Wollstonecraft, “Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens”.
Maria Lacerda de Moura
Se hoje debatemos questões sobre maternidade consciente e o direito da mulher ao amor, podemos agradecer Maria Lacerda de Moura, uma brasileira de Minas Gerais. Dedicada a causas sociais, ela também atuou como educadora tanto em Minas quanto em São Paulo e trabalhou para a imprensa anarquista nacional e internacional.
Hattie Larlham

Hattie Larlham foi pioneira no desenvolvimento de tratamentos específicos para crianças que nasciam com necessidades especiais.

Dra. Wangari Maathai
Essa ativista queniana, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2004, foi a fundadora da ONG Movimento Cinturão Verde, que criou há mais de três décadas e que promove até hoje trabalhos que buscam cuidar do meio ambiente, encorajando principalmente mulheres a participar também e, dessa forma, melhorar suas vidas e as de suas famílias.
Maria Quitéria de Jesus
Conhecida apenas como Maria Quitéria, essa brasileira que viveu entre 1792 e 1853 é considerada uma heroína nacional graças ao seu papel em lutas pela independência baiana. Para fazer parte do exército, cortou o cabelo e se vestiu como homem. Tempos depois, foi condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul.
Madre Teresa de Calcutá
Possivelmente uma das missionárias mais famosas do mundo, Madre Teresa ficou conhecida por seus trabalhos de caridade, sempre fundamentados nos preceitos do cristianismo. Durante a sua vida, a religiosa deu aulas de História e Geografia na cidade de Calcutá. Em 1946, ouviu um chamado interior e declarou que, a partir de então, passaria a viver entre os pobres. Em 1979, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Morreu aos 87 anos de parada cardíaca e foi beatificada em 2003.

Irmã Dulce
A famosa freira brasileira é conhecida graças a seus trabalhos sociais. Aos 13 anos já demonstrava grande interesse pela vida religiosa cristã e tinha uma preocupação forte com a situação das pessoas pobres no mundo. Em Salvador, quando já era freira, trabalhou como enfermeira voluntária e professora de Geografia. Entre seus projetos destacam-se iniciativas com moradores de favelas e trabalhadores – ela fundou uma escola pública destinada apenas a operários e seus filhos, em 1939. No mesmo ano, em um barracão, abrigou moradores de rua e pobres doentes que se viam sem amparo.
Como o tal barracão havia sido ocupado pela freira e pelas pessoas que ajudava e como o espaço era público, ela foi obrigada a deixar o local. Em seguida, ganhou autorização para levar todo mundo para o galinheiro do Convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição – hoje o local é o Hospital Santo Antônio, fundado pela irmã. Além do hospital, a religiosa também criou um asilo e um orfanato, que oferece cursos profissionalizantes. Irmã Dulce Foi beatificada em maio de 2011.
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/
***

Lógico que existem muitas mulheres incríveis, e esse post seria grande demais se falássemos de todas elas
Que ela sejam motivo de inspiração para as novas gerações!