Oferecemos uma Educação de qualidade, pautada nos princípios de uma democracia participativa, comunitária, inclusiva e ambiental, tornando a escola um espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de sua plena cidadania.
Em nossa escola, às sextas-feiras, fazemos a hora da leitura. Os alunos são convidados a deixar as salas, com o material de leitura escolhido (livro, gibi, revistas – adequados à idade), escolherem local tranquilo para ler o material. Essa atividade dura 20 minutos , em média, e é desenvolvida com todos os segmentos, para que esse momento de lazer seja compartilhado com todos. O objetivo é despertar o prazer pela leitura em todos os segmentos da escola e, assim, desenvolver o hábito de ler.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março todo ano é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de nascentes e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
Sem a água não haveria vida na Terra!
Pense nisso neste Dia Mundial da Água.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Durante essa semana nossos estudantes fizeram atividades sobre a água, pois tivemos a SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA prevista em nossa calendário letivo 2019.
Assistiram filmes, cantaram músicas, ouviram textos e poesias sobre o tema!
No dia 21/03 nossos estudantes foram ao teatro do SESI para assistir ao espetáculo:
O Musical se passa quando uma dupla de mergulhadores apaixonados pela riqueza das águas brasileiras mergulham no fundo do rio e conhecem um simpático Peixe Boi que além de mostrar as belezas e características do lugar, também chama a atenção para as consequências da poluição e do uso inconsciente da água. A impetuosa Boto Rosa também se junta a turma e com eles descobre a importância da amizade nessa aventura embalada por lindas canções e muita arte circense.
O espetáculo estimula o consumo consciente de água já que esse se tornou um assunto indispensável diante da nova realidade enfrentada em muitas regiões de todo o Brasil. Além disso, o musical também aborda curiosidades de espécies típicas dos nossos rios, o perigo da pesca ilegal, responsabilidade social e valores como a importância da amizade, o trabalho em equipe e união.
Um belíssimo espetáculo que une MÚSICA, TEATRO E CIRCO de maneira criativa e envolvente, explorando temas relacionados ao ecossistema e valores fundamentais para o desenvolvimento social da criança.
Nascido das raízes culturais mais autênticas, o carnaval brasileiro , em suas diversas manifestações , transformou-se no decorrer do tempo num dos maiores fenômenos culturais mundiais.
Nossa escola não poderia ficar de fora desta festa! Os professores acompanharam os alunos autorizados até o CEE 01 de Taguatinga para um bailinho conjunto. E os alunos capricharam nas fantasias. Veja: