
Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições , costumes e lendas.
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças , superstições , danças , contos populares, provérbios, adivinhações , artesanato, brincadeiras, dentre várias outras.
Esses elementos folclóricos são passados de pais para filhos, de geração a geração sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região , de grupo social, de etnia.
Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o Saci-pererê, o Boto , a Mula-sem-cabeça , a Iara.
Em nossa escola apresentamos aos alunos de 1º ao 3º ano o conto "Um Encontro Fantástico" de João Anzanello Carrascoza em forma de história em sequência.
O trabalho feito a partir desse conto envolve um glossário contendo palavras significativas que serve como base para várias atividades em vários níveis que tem como objetivo promover o avanço das crianças nos níveis de Alfabetização.

Houve contação da história "10 sacizinhos" de Tatiana Belinky pelos professores com o auxílio da coordenadora Ana.
Veja a história:
As crianças se admiraram e se divertiram muito com essa história!!
Coordenadora Ana e professora Josilei (2º ano "A")



É importante valorizar nosso folclore: ele representa o valor de um povo, pois está presente em vários momentos de nossa vida: nas canções de ninar, nos quitutes da vovó,nas histórias, nas cantigas de roda e brincadeiras e na nossa maneira de falar!
O povo que não tem noção de suas origens perde sua identidade e passa a viver o que lhe é determinado pelos modismos, ficando fácil de ser manipulado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário