quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pesquisa de Preços de Material Escolar 2012


 


Entre os dias 04 e 10 de janeiro, o PROCON fez pesquisa de preço nas papelarias do Distrito Federal, dando destaque aos 49 itens mais comuns da lista de material escolar. O objetivo deste trabalho foi de mostrar aos pais ou responsáveis a importância de pesquisar os preços antes de adquirir o material solicitado pelas instituições de ensino. Para base de comparação, os pais poderão analisar a lista no link do Procon http://www.procon.df.gov.br/, disponível também no site da SEJUS (http://www.sejus.df.gov.br/)

A diferença da pesquisa deste ano para a que foi realizada no início de 2011, é a obrigatoriedade dos proprietários das papelarias que participaram desta ação, em manter os preços inalterados pelo prazo de 15 dias a contar do dia 12 de janeiro.

Para participarem desta pesquisa foram convidados todos os fornecedores do Distrito Federal, por meio do site do Procon-DF e, especificamente, por telefone, 62 papelarias que estão cadastradas no SINDIPEL-DF (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal).

Apesar dos esforços realizados, apenas 18 papelarias estão participando da ação. Para o Diretor-Geral do PROCON, Oswaldo Morais, a baixa participação se deve ao fato dos proprietários não quererem se comprometer com o congelamento dos preços durante esse período de 15 dias, mas mesmo assim classifica a ação como positiva, devido ao fato da segurança que será transmitida ao consumidor no momento das compras.

NOTA: As variações percentuais não se referem diretamente ao menor e maior preço de cada item, refletindo o resultado da oscilação do preço do produto nos diversos estabelecimentos pesquisados.

Nenhum comentário: