O projeto Educação Financeira faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola Classe 29.
Nos países
considerados “desenvolvidos” a Educação Financeira é dada, desde cedo no seio familiar,
cabendo às escolas o reforço e embasamento teórico necessário para desenvolver
uma mente madura e previdente economicamente.
No Brasil,
infelizmente, observa-se que a família não só não fornece esse tipo de
ensinamento, como muitas delas atravessam crises financeiras por não saber
administrar suas economias.
O objetivo geral desse projeto é conscientizar
os alunos e seus pais da importância de se criar hábitos corretos para
administrar economias:
a) Promover
debates sobre a importância do dinheiro na vida diária;
b)
Desenvolver o hábito de planejar gastos;
c) Estimular
a consciência sobre a importância de se poupar dinheiro;
d) Formar uma
consciência econômica coletiva, onde planejamento e controle sejam prioridade
diante dos gastos;
e) Sensibilizar
para a necessidade se desenvolver uma mente organizada em relação ao trato com
o dinheiro.
Foram desenvolvidas várias atividades com os alunos sobre planejamento e gastos, como debates sobre os prejuízos que a falta de
organização financeira podem acarretar, estudo de estratégias para estimular a
poupança financeira, pesquisa sobre o tema nos diversos meios de comunicação,sensibilização, através de diferentes fontes, para o uso consciente do dinheiro.
Foi usado o material “Descobrindo o valor das
coisas”
(Maurício de Sousa e Gustavo Cerbasi).
Algumas turmas receberam o gibi "Dinheiro não é brincadeira" do Serasa, de acordo com o nível da turma. Trata-se de história em quadrinhos que aborda valores e comportamentos envolvidos no ganho e no uso do dinheiro no cotidiano das famílias. A publicação tem como objetivo colaborar para o aprimoramento da discussão em torno da relação trabalho-consumo.
Conheça o gibi aqui:
As turmas confeccionaram cofres e pouparam com objetivos específicos determinados em conjunto pela turma e suas professoras:
Veja alguns relatórios sobre essa atividade:
Relatório – 2º C
Depois
de trabalhar com os alunos sobre a importância e necessidade que temos de
guardar algumas economias e poupar, fizemos um cofre com o objetivo de
depositar todas as moedas que os alunos iriam gastar com balas, doces,
chicletes.
Ao
final de cada mês, contamos as moedas e cédulas e pudemos trabalhar as
operações de adição e multiplicação. Trabalhamos também algumas situações -
problema utilizando as nossas moedas.
O
primeiro montante somou o valor de R$ 36,00 e a segunda quantia somou R$ 16,07.
Já
tínhamos decidido como seria utilizado o somatório: faríamos a festinha de
confraternização ao final do ano.
Como
a quantia não foi suficiente para comprar bolos, sucos, refrigerantes, salgados
e doces, resolvi comprar uma lembrancinha para cada aluno e todos participaram
trazendo algo para a festinha.
Eles
adoraram o presente!
Professora Célia
Relatório – 3º B
O
objetivo dessa atividade é divulgar e fomentar a educação cooperativista
financeira para as crianças. Abordando a importância de pouparmos, como fazer
uso inteligente do dinheiro, a preocupação com o futuro e como podemos realizar
os nossos sonhos poupando.
O
ato de educar é um ato de amor, só se educa a quem queremos bem. Como qualquer
outra educação, a educação financeira não é diferente. Essa educação é muito
mais do que ensinar a criança a lhe dar com o dinheiro, pois a parte monetária
é pequena. A maior parte esta ligada no
que se aprende através do dinheiro: resolver problemas, fazer escolhas, a
capacidade de se planejar e etc. Nesse sentido, ao ensinar uma criança a lidar
com dinheiro desde pequena, quando adulta terá maiores chances de aprender a
administrar o seu salário, a sua vida. Vai saber guardar, guardar pra comprar,
guardar pra poupar mais.
Com
vistas a este olhar, a turma economizou dinheiro dentro do prazo de 1 mês e
meio, com o objetivo de realizar um rodízio de pizzas e sorvetes na festa de confraternização do encerramento
do ano letivo.
Combinamos
anteriormente, que no dia 06/12/13 iríamos abrir o cofre e fazer a contagem do
dinheiro. Assim, foi escolhido involuntariamente na turma 4 crianças para fazer
a contagem do dinheiro economizado. Total arrecadado: R$ 132,30.
Material
de apoio:
•
Cofrinho
– Confeccionado pela turma
•
Vídeo:
9 e 99 é 10
•
Livreto
educativo
•
Visita
ao banco central
Realizamos a festa de
confraternização do encerramento do ano letivo com rodízio de pizzas e sorvetes
em sala de aula. Eita festança boa!
Professora Elisângela
Relatório – 3º A
Foi proposta aos alunos a
questão de fazermos um cofrinho em sala para juntarmos dinheiro e usarmos no
final do ano. Os alunos aceitaram e se mostraram muito animados.
Todos os dias algum ou alguns
alunos colaboravam com as nossas economias foi algo que motivou muito os alunos
e fez com que eles se interessassem por querer saber mais e mais sobre a
matemática financeira. Percebi que tal atividade colaborou bastante para
facilitar a aprendizagem em sala.
No dia 03/12/2013 abrimos o
cofrinho para vermos qual a quantia havia dentro do mesmo e obtivemos a quantia
de 98 reais.
Quando questionados sobre o que
iríamos fazer com o dinheiro, todos deram a ideia de fazermos uma festinha no
final do 4º bimestre, então o dinheiro foi utilizado com este fim. Fizemos um
rodízio de pizzas na sala no dia 12/12/13, as crianças amaram, comeram e
divertiram-se muito.
Professora
Jeane
Outras atividades desenvolvidas:
Visita ao Museu de Valores do Banco Central
com os alunos do 3º ano:
No Laboratório de Informática as crianças aprenderam brincando
sobre o tema, através de jogos.
sobre o tema, através de jogos.
Quer brincar? Acesse:
A Educação Financeira fornece ferramentas para que o aluno possa perceber que ele pode ter uma vida melhor, que tenha a possibilidade de se planejar financeiramente, construindo um país mais estruturado e próspero.
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