segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Momento Cívico



Criado no governo de Getúlio Vargas, em 1936, o costume de se executar o hino nacional nas escolas (públicas ou privadas) tinha como objetivo maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria.

Infelizmente alguns brasileiros só demonstram interesse pela celebração em época de Copa do Mundo ou na comemoração da Independência do país, no dia 07 de setembro.

Há alguns anos, tínhamos na grade curricular das escolas a disciplina Educação Moral e Cívica, onde eram trabalhados os hinos brasileiros, as armas nacionais, os órgãos mais importantes do Governo Federal e Estadual, dentre outros assuntos ligados ao civismo. Com isso, tínhamos uma população jovem ligada às questões políticas, de interesse nacional, demonstrando valorizar o Brasil.

Na tentativa de mudar essa desvalorização cívica e motivar a população a ter mais paixão pelo país, a partir de 22 de setembro de 2009, as escolas são obrigadas a realizar o momento cívico, com a execução do hino nacional do Brasil, por, no mínimo, uma vez na semana. 

Com os objetivos de resgatar o amor e o respeito pelos símbolos nacionais, cultivar o hábito de cantar os hinos cívicos prestando as devidas homenagens à pátria, possibilitar ao educando uma formação integral, resgatando valores, encaminhando-os para a construção de uma país melhor e mais justo, acontece, em todas as segundas-feiras o Momento Cívico da EC 29 . O projeto abrange toda a escola, que reunida no pátio, entoa hinos pátrios e refletem sobre a importância do amor e respeito à Pátria. Esse dia já um sucesso entre os alunos. Eles entendem a importância do momento e participam com disciplina e respeito.


Nenhum comentário: