Este dia representa uma luta...
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.
Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.
Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.
Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.
A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.
Hoje em dia, no Brasil, as mulheres representam mais da metade da população e são responsáveis por 30% dos lares. Mas os salários ainda são, em média, 65% menores que os salários dos homens. Portanto, ainda há muitos motivos para continuar a luta pelos direitos das mulheres.
O Dia da Mulher foi criado para comemorar as conquistas e sempre lembrarmos que a igualdade contribui para um mundo melhor!
Mulheres Famosas
MAE JEMISON
A médica e astronauta Mae Jemison(nascida em 1956) foi a primeira negra americana a ir ao espaço, na aeronave Endeavor, em 1992.
SHIRLEY TEMPLE
A pequena americana Shirley Temple(nascida em 1928) aos 4 anos de idade já dançava, cantava e trabalhava em cinema. Aos 6 anos ganhou um Oscar pelo filme "Bright Eyes". Mas ela largou o cinema aos 21 anos e, mais tarde, entrou para política e se tornou diplomata.
MARIE CURIE
A polonesa Marie Curie (nascida em 1867) foi a única pessoa a ganhar 2 Prêmios Nobel: 1 por física e 1 por química.
SIMONE DE BEAUVOIR
A francesa Simone de Beauvoir (nascida em 1908) ficou famosa em 1949 ao escrever um livro que falava sobre a opressão das mulheres ao longo da história, usando suas teorias de psicologia.
CHIQUINHA GONZAGA
A compositora, pianista e regente carioca Chiquinha Gonzaga (nascida em 1847) compôs sua primeira música aos 11 anos. Foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e participou ativamente do movimento pela libertação dos escravos.
ANITA GARIBALDI
Em uma época em que o natural era a mulher cuidar da casa e obedecer ao marido,Anita Garibaldi ousou viver de forma diferente, seguindo seus ideais de liberdade. Ela participou de momentos políticos importantes no Brasil, no Uruguai e na Itália. Em sua caminhada, conheceu Giuseppe Garibaldi, também revolucionário, com quem se casou.
JOANA D'ARC
Heroína francesa da Guerra dos Cem Anos, Joana D´Arc também foi revolucionária em sua época (1431). Muito religiosa, ela dizia ter que seguir orientações de seus santos devotos e expulsar os ingleses da França para, assim, coroar o legítimo rei, Carlos VII. Ganhou a confiança do rei, tornando-se “chefe de guerra”. Conseguiu seu intento mas em uma batalha é presa e entregue aos ingleses. Foi julgada pela inquisição e condenada a ser queimada na fogueira. Assim morreu, bem jovem, aos 19 anos. Quinhentos anos após sua morte é considerada santa pela igreja católica.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ
Madre Tereza de Calcutá nasceu na antiga Iugoslávia mas adquiriu cidadania indiana após trabalhos voltados para a caridade, desenvolvidos naÍndia. Sempre esteve determinada a seguir a vocação religiosa e direcionou sua vida para cuidar dos mais necessitados. Fundou casas religiosas por toda a Índia e também no exterior. Pelos serviços prestados à humanidade ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
LADY DI
Diana Spencer ou Lady Di, foi a mulher que, ao se casar com o Príncipe Charles, mudou os padrões da realeza na Inglaterra. Com seu estilo simples, tornou-se conhecida por seu trabalho de caridade e, principalmente, pelas campanhas contra minas terrestres e no combate à AIDS. Sua vida foi bastante conturbada, culminando com a separação e, finalmente, com a morte prematura em um trágico acidente de carro. Mesmo depois de sua morte, sempre é lembrada como a “princesa do povo”.
CARMEN MIRANDA
Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
RACHEL DE QUEIROZ
Rachel de Queiroz, professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga, nasceu em Fortaleza, CE, em 17 de novembro de 1910. Foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Eleita para a Cadeira n. 5 em 4 de agosto de 1977, em suas obras relatou os problemas do Nordeste, como a seca.
IRMÃ DULCE
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes , mais conhecida como Irmã Dulce, tendo recebido o epíteto de “o anjo bom da Bahia”, foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.
MARIA ESTHER BUENO
Grande tenista brasileira, a paulista torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.
PRINCESA ISABEL
Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Foi cognominada a Redentora por ter, através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Brasil.
MARIA LENK
Foi a principal nadadora brasileira, tendo sido a primeira brasileira a estabelecer um record mundial nas piscinas olímpicas.
ZILDA ARNS
Fundadora e coordenadora da Pastoral da criança, Zilda ganhou diversos prêmios e menções internacionais devido ao belíssimo trabalho desenvolvido em sua vida.
CORA CORALINA
Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em Goiás, em 20 de agosto de 1889 foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.
MARIA DA PENHA
Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.
DILMA ROUSSEFF
Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil.
É o que deseja a equipe da EC 29 de Taguatinga!
Nenhum comentário:
Postar um comentário