"Manter nossas crianças longe das drogas!”
Este é o lema do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), adotado no DF desde 1998. Originalmente realizado em Los Angeles (EUA), o programa chegou até o Brasil por meio das polícias militares, que o adequaram ao país, já sendo trabalhado em vários estados brasileiros.
O modelo norte-americano Drugs Abuse Resistance Education (DARE), foi criado em 1983 e é aplicado atualmente em mais de 50 países, formando cerca de 30 milhões de crianças em todo o mundo. Em 1992 o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e atualmente é trabalhado em todos os estados brasileiros.
O objetivo maior é enfatizar a prevenção ao uso das drogas e à violência entre crianças e adolescentes. O programa busca auxiliar os jovens na resistência às pressões diretas ou indiretas que os influenciam a experimentar drogas. Os instrutores do Proerd são Policiais Militares voluntários, capacitados pedagogicamente para desenvolver o trabalho nas escolas, em parceria com pais, professores, alunos e comunidade. Participam crianças da rede pública de ensino por meio de aulas semanais, ao longo de um semestre letivo, contando sempre com a presença do professor em sala.
No dia 13/06 tivemos a formatura do PROERD na EC 29.
Uma semente foi plantada! Agora precisamos cultivá-la bem para que cresça e dê bons frutos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário