
Evite autorizar atividades físicas das 10h às 17h, além disso, elas devem tomar muita água e ter nariz e olhos umidificados
Nos últimos dias, algumas cidades do País, entre elas Brasília e as capitais Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo, estão em alerta por conta da baixa umidade relativa do ar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices relativos do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.
Durante esse período de atenção, os cuidados devem ser intensificados, principalmente com as crianças, que estão mais expostas e mais fragilizadas ao tempo seco. “Crianças normalmente têm 60% de água no corpo, por isso, dependem muito de líquidos. Já os adultos possuem apenas 40%, assim, a necessidade de água é menor, mas ainda muito importante”, comenta o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros.
Segundo o médico, para diminuir a perda de água no corpo da criança é importante não deixar de umidificar o nariz e os olhos – com água ou soro fisiológico –, a pele – passando loção hidratante sem cheiro, para evitar alergias – e, por fim, fazer com que ela beba muito líquido. “Preferencialmente a criança deve tomar água, mas outros líquidos, como sucos, também ajudam bastante”, explica Monteiro de Barros.
Por conta do calor e da baixa umidade do ar, o uso do ar condicionado acaba aumentando. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse instrumento prejudica ainda mais o estado de saúde da pessoa. “O equipamento só é indicado caso seja acompanhado de um umidificador no mesmo recinto”, adverte o pediatra.
Os umidificadores de ambientes mais comuns são os que facilmente podem ser encontrados nas lojas de departamentos. Porém, é importante utilizá-los sempre com a casa fechada, para que sejam eficazes. Após o uso, eles devem ser imediatamente limpos, com água ou soro, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias.
Ainda existem métodos caseiros que podem ajudar. Segundo Monteiro de Barros, o uso de toalhas molhadas e bacias de água ajuda a manter o ambiente úmido. O importante é verificar o tamanho do espaço, pois quanto mais extensa a área, maior terá que ser o recipiente.
“Como todo cuidado é pouco, não autorize seu filho a praticar atividades físicas das 10h às 17h, pelo menos por enquanto. Passeios em shoppings devem ser evitados, por conta do ar condicionado, que resseca os ambientes”, finaliza o médico.
Fonte: Arca Universal
FIQUE ESPERTO: LEVE SUA GARRAFINHA DE ÁGUA PARA A ESCOLA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário