DIA DO TRABALHO
No final do Século XIV, na maioria dos países, havia uma forma desumana e insalubre de trabalho. Com a expansão da indústria e as cidades crescendo em ritmo acelerado, era necessário o aumento da produção que também exigia mais horas de trabalho e um desgaste cada vez maior dos trabalhadores que chegavam a uma jornada de 13 horas por dia.
Final de semana, férias, aposentadoria???? Ninguém sabia o que era isso! Não existiam leis trabalhistas e os trabalhadores não tinham como reclamar seus direitos.
Uma situação desse tipo não poderia resistir por muito tempo e assim os trabalhadores começaram a se organizar, exigindo redução de jornada e melhores condições de trabalho. Esse movimento teve início em 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago – Estados Unidos, onde ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores que paralisaram as atividades para fazer manifestações. Essa data foi tida como referência da luta dos trabalhadores por seus direitos e a maioria dos países acabaram também por adotá-la, inclusive como feriado nacional, dedicando o dia a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
Os acontecimentos que levaram a estabelecer o Dia do Trabalho tem haver com as conquistas dos trabalhadores de forma ampla, elevando o trabalho como um direito humano, no mesmo patamar do direito à vida, à saúde e a educação, proclamada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Por aqui também ocorreram outros eventos importantes nesta data: em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, ou seja, o valor mínimo que um trabalhador deve ganhar para suprir as necessidades básicas de uma família - moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer e em1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário