Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar, narrar acontecimentos. O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade.
As professoras Cleonice (1º A) e Adriana (1º B) contaram, nessa semana, a história do livro "A Mala Mágica da Filó", de Débora Bianca Xavier Carreira . O livro surgiu de uma experiência da autora em sala de aula - uma brincadeira em que os alunos da época adoraram. Transformaram-se, ela e seus alunos, a história da Filó numa peça teatral e em oportunidades de aprendizagem, reflexão e questionamentos. O livro pretende oferecer um leque de oportunidades pedagógicas e filosóficas para educadores e pequenos leitores.
O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação. Constitui um relacionamento cordial entre a pessoa que conta e os que ouvem... um momento mágico!!! Igual à mala da Filó!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário