terça-feira, 4 de setembro de 2012

PASSEIOS EM SETEMBRO


Os passeios escolares são sempre esperados com ansiedade por pais e alunos. As crianças não veem a hora de embarcar no ônibus para fazer a excursão ou a viagem tão aguardada. Os pais, por sua vez, ficam cheios de preocupações. Será que o ônibus é seguro?O que ele vai aprender com esse passeio? 
Em primeiro lugar, é importante que os pais entendam a importância pedagógica dessas atividades extracurriculares, que muitas vezes recebem o nome de "estudo do meio". "Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios", diz Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio. As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. "Elas ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos, como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em geografia", explica. "São também importantes para a socialização - as crianças podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas", diz a educadora. 

No dia 13 termos duas excursões com os alunos:
* Os alunos do 1º ao 3º anos irão ao JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA das 7:30h às 16h.

 O Jardim Zoológico de Brasília ocupa área de 139,75 hectares, ao lado do Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, com 440 hectares, e do parque das Aves, com 110 hectares, os quais são geridos pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília - FJZB, com área total de 689,75 hectares. Lanchonetes, teatro de arena, auditório e o museu de taxidermia dentro da área do parque. Entre os mamíferos da fauna brasileira podemos ver várias espécies ameaçadas de extinção


* Os alunos do 4º e 5º anos farão um tour pelos principais pontos turísticos e históricos de Brasília das 7:30h às 12:30h, com parada final no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo (moderno) a merecer essa distinção. O Patrimônio Cultural de Brasília é composto por monumentos, edifícios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. São vários os monumentos que devem ser valorizados e admirados, cada um com sua importância histórica e cultural: Palácio do Planalto, Ponte JK, Congresso Nacional, Centro de Convenções, dentre muitos outros. 

Ambos os passeios terão o custo de R$ 8,00 (oito reais) a pagar até o dia 11/09 (terça-feira).

Nenhum comentário: