sábado, 31 de março de 2012

31 de março - Dia nacional da Saúde e Nutrição

   
    No dia 31  de março é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição. É um momento oportuno para pensarmos na nossa própria saúde e hábitos alimentares. Afinal, é preciso ter a consciência de que comer bem vai além de satisfazer a fome. Alimentar-se é consumir nutrientes e prover energia ao corpo, além de ser uma atividade social que reúne família e amigos, proporcionando momentos agradáveis.
   Alimentar-se de forma saudável é, no entanto, mais do que uma questão de saúde, é a busca de um melhor desempenho em todas as nossas atividades. Adotando uma alimentação saudável, melhoramos o nosso dia-a-dia. 

   A maneira mais fácil e barata de se obter a longevidade através da nutrição e saúde é seguir as seguintes dicas:
  • Aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados.
  • Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões.
  • Fazer exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico.
  • Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro.
  • Fazer exames preventivos e consultar sempre o médico e o dentista.
  • Beber cerca de 10 copos de água ao dia
  • Dormir pelo menos 08 horas num período de 24 horas.
  • Importante também evitar as dietas da moda, conhecer melhor seus fundamentos, métodos e consequência para a saúde.
  • Manter hábitos de higiene, para evitar a manifestação de vermes e parasitas adoecem , como os piolhos.

É ISSO AÍ! 
SER SAUDÁVEL É QUESTÃO DE ATITUDE!

terça-feira, 27 de março de 2012

SALA DE LEITURA e GIBITECA

Sabendo que ler é fonte de conhecimento e aprendizagem e serve de base para o crescimento intelectual de nossos alunos, desenvolvemos um trabalho em nossa Sala de Leitura com o objetivo de incentivar o hábito de ler. Para tal, contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa (professores, pais, Direção) para realizar esse trabalho ao longo de 2012. Os alunos interessados pegam livros literários emprestados na Sala de Leitura escolhidos por eles mesmos, já que o objetivo é que a leitura seja prazerosa para as crianças. Esse empréstimo é feito uma vez por semana, no horário de aula, de acordo com cronograma de cada turma.   Lembramos que ao pegar um livro, a criança precisa tomar alguns cuidados:

ü  Guardá-lo num local limpo e seco;
ü  Evitar amassar e pegá-lo com as mãos sujas e molhadas;
ü  Devolvê-lo no dia marcado;
ü  Usá-lo com carinho, sem rabiscar;
ü  Conservar as folhas, sem arrancá-las ou rasgá-las.

Os livros são de uso coletivo, pois o livro que a criança leva para casa em uma semana será usado por outra criança na semana seguinte.

Hoje abrimos os empréstimos da Sala de Leitura com uma apresentação da palhacinha Paçoca e da fadinha Plim-plim! Elas ensinaram às crianças como viajar no mundo da imaginação através dos livros. Os alunos ainda assistiram a um pequeno vídeo sobre uma menina que odiava livros. Veja:











E, para nosso recreio ficar ainda mais rico, inauguramos hoje também a nossa GIBITECA!
Foi um sucesso!!!






                     “A leitura nutre a inteligência.” (Sêneca)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

Recados para Orkut
História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.



Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
 

quarta-feira, 21 de março de 2012



Graças ao Brasil, Dia da Síndrome de Down, 21/3, será comemorado pelos países da ONU

Por iniciativa brasileira, todos os 193 países da ONU passarão a observar oficialmente uma nova data:  o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3. A data é simbólica porque se refere aos 3 cromossomos 21 que caracteriza quem tem a trissomia do cromossomo 21 (21/3).
O objetivo do dia é valorizar as pessoas com síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades e na sociedade.

Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso? 
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar. 

Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:
- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
- o convívio social; 
- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura; 
- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.  

Veja que lindo vídeo da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down:



EM NOSSA ESCOLA NÃO CONTAMOS CROMOSSOMOS!

domingo, 18 de março de 2012

SOE

PROJETO VALORES
     A orientação educacional tem como proposta sistematizar o seu trabalho no intuito de promover ação-reflexão-ação quanto à importância de valores na construção da personalidade de crianças e adolescentes e a conhecer o seu desenvolvimento global, através do Projeto Valores, por meio de encontros em sala de aula com os alunos e em parceria com os professores, no decorrer do ano letivo de 2012.
     Sabemos que implementar valores autênticos numa cultura consumista não é tarefa simples. Introduzir novos hábitos nas salas de aula pressupõe numa mudança de comportamento, que exige um acompanhamento contínuo.
     É o que faz  a orientadora Gisela em sala de aula com nossos alunos: 



É um trabalho feito na escola que deve se estender em casa! 
Devemos fazer nossa parte na construção da personalidade e caráter dos adultos de amanhã!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Passeio ao Circo

No dia 14 de março nossos alunos fizeram um passeio ao Janke Circus para assistir ao espetáculo "A alegria se completa aqui"!
Foram várias atrações! Todos se divertiram com os palhaços,trapezistas, mágicos, contorcionistas, globo da morte...

Veja as fotos: 










 PARABÉNS PELO BOM COMPORTAMENTO, CRIANÇAS!
TEREMOS MAIS PASSEIOS DURANTE O ANO!
CONTINUEM PARTICIPANDO!

quinta-feira, 15 de março de 2012

15 de março - Dia da Escola

Quão importante torna-se a Escola ...
Nossa segunda casa, onde encontramos pessoas que farão parte de nossas vidas para sempre...
Desde a merendeira, no preparo da merenda; da servidora, que com cuidado arruma a sala que utilizamos ; as pessoas da secretaria... enfim, todos os funcionários que trabalham para concretizar nossos sonhos escolares em realidade e vida. 
Direção, servidores e professores que efetivamente se preocupam em construir pessoas mais solidárias, autênticas e felizes; se preocupam com todos os passos que percorremos e como trilhamos nossos caminhos...
Escola, casa sagrada que conduz mentes humanas a serem mais fortes e perseverantes, a construírem novas formas de vida e escolha.
Agradecer à Escola é agradecer às pessoas que lutam por uma sociedade mais soberana!
Felizes somos por termos a Escola! 



PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA CLASSE 29 QUE TEM COMO MISSÃO EDUCAR PARA UMA VIDA DE EQUILÍBRIO, HARMONIA E  PROSPERIDADE!

domingo, 11 de março de 2012

Laboratório de Informática


Computadores oferecem a possibilidade de utilizar diversos recursos, os quais podem ser utilizados para os mais variados fins educacionais: pesquisas, redação de trabalhos escolares, trabalhos em grupo etc. Porém, para que todos possam tirar proveito desses recursos, é importante que o laboratório de informática não seja uma alternativa para a falta de planejamento do professor nem um prêmio para o bom comportamento dos alunos, mas uma extensão da sala de aula e da biblioteca, um espaço democrático, prazeroso e de todos.

O laboratório de informática tem potencial para ser um espaço rico no que se refere às práticas pedagógicas, mas é importante saber gerenciá-lo. O
ferecendo aos professores a infra-estrutura e suporte necessários à pesquisa, preparo de aulas e execução de tarefas práticas; acesso à Internet para a equipe de direção, equipe pedagógica, funcionários, professores e alunos.

A Professora Eliete abriu os trabalhos no nosso laboratório de informática na última semana , onde passou aos alunos e professores noções básicas para o uso desse espaço.



quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA DA MULHER

                             

Se as pessoas refletissem um pouco...

      Se as pessoas resolvessem refletir um pouco, mas só um pouquinho mesmo, o Dia Internacional da Mulher talvez nem precisasse existir, pois me parece evidente que mereçam receber, todos os dias, as maiores e mais justas homenagens.
    São as mulheres que efetivamente movem o mundo. Graças a uma equilibrada mescla de sensibilidade - para alcançar a Justiça - e determinação e pragmatismo para atingir as metas estabelecidas, as grandes mulheres deste planeta conseguem evitar que o mundo descambe definitivamente para o caos irreversível.
    É assim na sociedade e é assim na família. São sempre as mulheres que estabelecem um ponto de equilíbrio nas relações. São as mulheres que vislumbram primeiro as soluções, são elas que sempre arregaçam antes as mangas quando a situação exige uma ação urgente e, além de tudo, são vocês, as mulheres, que sempre se mostram mais atentas para a necessidade dos outros, em casa ou fora dela.
   Por reconhecer em você um exemplo desta Mulher moderna, desta mulher-cidadã, que luta pelo correto e justo, que sabe discutir com propriedade e convencer com bons argumentos e muito charme, vejo-me na obrigação de desejar-lhe que, neste dia especial e em todos os subseqüentes, só ocorram coisas boas para você e para todas as mulheres do mundo.
     Aceite um abraço de toda equipe da EC 29!


quarta-feira, 7 de março de 2012

SALA DE RECURSOS

A professora Cristiane Nogueira da Sala de Recursos realiza o atendimento especializado de alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial; oferece atividades que complementem ou suplementem suas limitações a fim de se atender à flexibilidade para o acesso curricular destes alunos e favorecer seu processo de avanço escolar. 

Realiza também atividades que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse serviço deve ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes matriculados na classe comum, sendo obrigatória a sua oferta pelos sistemas de ensino.

Uma das atividades já desenvolvidas pela Professora Cristiane foi o jogo "Briga de galo". O objetivo foi oportunizar um momento pedagógico de estudo relativo à Inclusão.
A brincadeira é feita em duplas. Cada criança recebe uma cartela com uma palavra sobre o tema que deve ser colada nas costas.Cada criança deverá proteger sua palavra para o colega não ler. Ao final , ganhará quem conseguir ler a palavra do colega.
Após a brincadeira, já em sala de aula, é feita uma discussão de cada palavra e do tema Inclusão.
Algumas palavras trabalhadas: RESPEITO, AMOR, SOLIDARIEDADE, AJUDA, COMPREENSÃO.







sexta-feira, 2 de março de 2012

Passeio ao circo


Dia : 14 de março (quarta-feira)

Matutino e Vespertino

Valor: R$ 17, 00

 Pagar até 09/03

JANKE CIRCUS 

     O Janke Circus, com artistas circenses do grupo Beto Carreiro World, estará no mês de março em Brasília instalado no estacionamento do estádio Mané Garrincha, realizando o projeto “a escola vai ao circo”, com o espetáculo A alegria se completa aqui!
     As atrações  são diversificadas, modernas e tradicionais como: 
-palhaços
-trapezistas
-mágicos
-contorcionistas
-globo da morte suspenso 
-roda alemã e novidades  internacionais 
    O Janke Circus é um conjunto de atrações do circo de Beto Carrero, e hoje é a maior estrutura de shows do Brasil.

     Vídeos do Janke Circus em Cuiabá:

NÃO PERCA! 

Datas comemorativas do mês de março



02 - DIA NACIONAL DO TURISMO
02 - DIA DA ORAÇÃO
03- DIA DO METEOROLOGISTA
08 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

10 - DIA DO TELEFONE
12 - DIA DO BIBLIOTECÁRIO
14 - DIA DO VENDEDOR DE LIVROS
14 - DIA NACIONAL DA POESIA
14 - DIA DOS ANIMAIS
15 - DIA DA ESCOLA
15 - DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR
19 - DIA DO MARCENEIRO
20 - INÍCIO DO OUTONO
20 - DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS
21 - DIA MUNDIAL DA FLORESTA
21 - DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL 
21 - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
22 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
23 - DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA
26 - DIA DO CACAU
27 - DIA DO CIRCO
27 - DIA MUNDIAL DO TEATRO
30 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
31 - DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO
 

quinta-feira, 1 de março de 2012

REUNIÃO - 29/02

No dia 29 /02 , quarta-feira, aconteceu a nossa 1ª reunião de pais de 2012.

Na oportunidade , os pais assistiram a um vídeo sobre a importância da sua presença na vida de seus filhos .

A diretora Ana Cristina Amaral e a vice-diretora Vera Borges deram as boas vindas aos pais e apresentaram o grupo de professores , coordenadores e grupo de apoio.

Foram tratados assuntos gerais sobre a escola , com base no Regimento Escolar que os pais receberam para levar para casa.

Após esse primeiro momento com a Direção, os pais se dirigiram para as salas de aula para tratar de assuntos específicos com os professores de seus filhos.

Ficamos muito felizes porque a grande maioria de pais participou da reunião.
Acreditamos que a educação é compromisso de todos. Obrigada pela presença!

Veja o vídeo apresentado aos pais e as fotos do evento :





























Ser pai e mãe é uma missão grandiosa! Devemos  ser o farol dentro da  vida de nossos filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência. A missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que nós criamos.