quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Palestra: "COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA"

Hoje, os funcionários da EC 29 de Taguatinga assistiram à palestra "COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA" (CNV). A palestrante foi a professora Isla que teve o auxílio do professor Lauro.

Começaram assistindo ao vídeo:



A ''Comunicação Não-Violenta'' (CNV) é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Enfatiza a importância de determinar ações a base de valores comuns. Quando usada como guia na construção de acordos a CNV pode tomar a forma de uma série de distinções, entre as quais:

* Distinção entre observações e juízos de valor
* Distinção entre sentimentos e opiniões
* Distinção entre necessidades e estratégias
* Distinção entre pedidos e exigências/ameaças

Uma comunicação à base destas distinções tende a evitar dinâmicas classificatórias, dominatórias e desresponsabilizantes, que rotulem ou enquadrem os interlocutores ou terceiros.

A CNV enxerga uma continuidade entre as esferas pessoal, inter-pessoal e social, e proporciona formas práticas de intervir nelas.

Aqueles que se apoiam na Comunicação Não-Violenta (chamada também de "comunicação empática") consideram que todas as ações estão originadas numa tentativa de satisfazer necessidades humanas, mas tentativas de fazê-lo evitando o uso do medo, da vergonha, da acusação, da ideia de falha, da coerção ou das ameaças. O ideal da CNV é conseguir que nossas necessidades, desejos, anseios e esperanças não sejam satisfeitos às custas de outra pessoa. Um princípio-chave da Comunicação Não-Violenta é a capacidade de se expressar sem usar julgamentos de "bom" ou "mau", do que está certo ou errado. A ênfase é posta em expressar sentimentos e necessidades, em vez de críticas ou juízos de valor.


 




Nenhum comentário: