quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA


O projeto Educação Financeira faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola Classe 29. 

Nos países considerados “desenvolvidos” a Educação Financeira é dada, desde cedo no seio familiar, cabendo às escolas o reforço e embasamento teórico necessário para desenvolver uma mente madura e previdente economicamente.
No Brasil, infelizmente, observa-se que a família não só não fornece esse tipo de ensinamento, como muitas delas atravessam crises financeiras por não saber administrar suas economias.
  
O objetivo geral desse projeto é conscientizar os alunos e seus pais da importância de se criar hábitos corretos para administrar economias:
a) Promover debates sobre a importância do dinheiro na vida diária;
b) Desenvolver o hábito de planejar gastos;
c) Estimular a consciência sobre a importância de se poupar dinheiro;
d) Formar uma consciência econômica coletiva, onde planejamento e controle sejam prioridade diante dos gastos;    
e) Sensibilizar para a necessidade se desenvolver uma mente organizada em relação ao trato com o dinheiro.

Foram desenvolvidas várias atividades com os alunos sobre planejamento e gastos, como debates sobre os prejuízos que a falta de organização financeira podem acarretar, estudo de estratégias para estimular a poupança financeira, pesquisa sobre o tema nos diversos meios de comunicação,sensibilização, através de diferentes fontes, para o uso consciente do dinheiro.


Foi usado o material “Descobrindo o valor das coisas” 
(Maurício de Sousa e Gustavo Cerbasi).


Algumas turmas receberam o gibi "Dinheiro não é brincadeira" do Serasa, de acordo com o nível da turma. Trata-se de história em quadrinhos que aborda valores e comportamentos envolvidos no ganho e no uso do dinheiro no cotidiano das famílias. A publicação tem como objetivo colaborar para o aprimoramento da discussão em torno da relação trabalho-consumo.


Conheça o gibi aqui: 


As turmas confeccionaram cofres e pouparam com objetivos específicos determinados em conjunto pela turma e suas professoras:






Veja alguns relatórios sobre essa atividade:

Relatório – 2º C
Depois de trabalhar com os alunos sobre a importância e necessidade que temos de guardar algumas economias e poupar, fizemos um cofre com o objetivo de depositar todas as moedas que os alunos iriam gastar com balas, doces, chicletes.
Ao final de cada mês, contamos as moedas e cédulas e pudemos trabalhar as operações de adição e multiplicação. Trabalhamos também algumas situações - problema utilizando as nossas moedas.
O primeiro montante somou o valor de R$ 36,00 e a segunda quantia somou R$ 16,07.
Já tínhamos decidido como seria utilizado o somatório: faríamos a festinha de confraternização ao final do ano.
Como a quantia não foi suficiente para comprar bolos, sucos, refrigerantes, salgados e doces, resolvi comprar uma lembrancinha para cada aluno e todos participaram trazendo algo para a festinha.
Eles adoraram o presente!
Professora Célia 


Relatório – 3º B
O objetivo dessa atividade é divulgar e fomentar a educação cooperativista financeira para as crianças. Abordando a importância de pouparmos, como fazer uso inteligente do dinheiro, a preocupação com o futuro e como podemos realizar os nossos sonhos poupando.
O ato de educar é um ato de amor, só se educa a quem queremos bem. Como qualquer outra educação, a educação financeira não é diferente. Essa educação é muito mais do que ensinar a criança a lhe dar com o dinheiro, pois a parte monetária é pequena.  A maior parte esta ligada no que se aprende através do dinheiro: resolver problemas, fazer escolhas, a capacidade de se planejar e etc. Nesse sentido, ao ensinar uma criança a lidar com dinheiro desde pequena, quando adulta terá maiores chances de aprender a administrar o seu salário, a sua vida. Vai saber guardar, guardar pra comprar, guardar pra poupar mais.
Com vistas a este olhar, a turma economizou dinheiro dentro do prazo de 1 mês e meio, com o objetivo de realizar um rodízio de pizzas e sorvetes  na festa de confraternização do encerramento do ano letivo.
Combinamos anteriormente, que no dia 06/12/13 iríamos abrir o cofre e fazer a contagem do dinheiro. Assim, foi escolhido involuntariamente na turma 4 crianças para fazer a contagem do dinheiro economizado. Total arrecadado: R$ 132,30.
Material de apoio:
      Cofrinho – Confeccionado pela turma
      Vídeo: 9 e 99 é 10
      Livreto educativo
      Visita ao banco central
Realizamos a festa de confraternização do encerramento do ano letivo com rodízio de pizzas e sorvetes em sala de aula. Eita festança boa!
Professora  Elisângela


Relatório – 3º A
Foi proposta aos alunos a questão de fazermos um cofrinho em sala para juntarmos dinheiro e usarmos no final do ano. Os alunos aceitaram e se mostraram muito animados.
Todos os dias algum ou alguns alunos colaboravam com as nossas economias foi algo que motivou muito os alunos e fez com que eles se interessassem por querer saber mais e mais sobre a matemática financeira. Percebi que tal atividade colaborou bastante para facilitar a aprendizagem em sala.
No dia 03/12/2013 abrimos o cofrinho para vermos qual a quantia havia dentro do mesmo e obtivemos a quantia de 98 reais.
Quando questionados sobre o que iríamos fazer com o dinheiro, todos deram a ideia de fazermos uma festinha no final do 4º bimestre, então o dinheiro foi utilizado com este fim. Fizemos um rodízio de pizzas na sala no dia 12/12/13, as crianças amaram, comeram e divertiram-se muito.
                               Professora Jeane


Outras atividades desenvolvidas:



Visita ao Museu de Valores do Banco Central
 com os alunos do 3º ano:



No Laboratório de Informática as crianças aprenderam brincando 
sobre o tema, através de jogos.
                                                                           

Quer brincar? Acesse:


A Educação Financeira fornece ferramentas para que o aluno possa perceber que ele pode ter uma vida melhor, que tenha a possibilidade de se planejar financeiramente, construindo um país mais estruturado e próspero.



Nenhum comentário: