quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ainda sobre BULLYING...


Conforme informamos anteriormente, desenvolvemos atividades com nossos alunos relacionadas à tolerância, à amizade, ao companheirismo, entre outros valores , com o intuito de conscientizá-los sobre a questão do bullying.
Os professores trabalharam com as crianças em cada nível, com o objetivo de mostrar que todos somos diferentes, porém podemos e devemos viver bem e aprender com essas diferenças, cultivando amizades.
As crianças da Educação Infantil assistiram a história clássica "O patinho feio" e a partir daí viram como é triste ser desprezado por seus amigos por ser diferente...
Os alunos do 1º ao 3º ano trabalharam com o livro "Diversidade"de Tatiana Belinky , onde viram como as pessoas são diferentes e como isso pode ser legal!
As turmas de 4º ano trabalharam a partir do filme "Ponte para Terabítia" e aprenderam mais um pouco sobre o valor de uma verdadeira amizade.
No 5º ano , os professores desenvolveram o trabalho a partir do filme "Meninas malvadas" e viram como uma má influência pode prejudicar uma pessoa.
A orientadora Gisela também desenvolveu o assunto com os alunos em seus encontros .
O passeio ao teatro para assistir "Soldadinho de Chumbo" enriqueceu os trabalhos.



Veja os trabalhos realizados por nossos alunos:

ÁRVORE DA AMIZADE


Todas as turmas construíram essa árvore a partir da ideia do que é ser amigo.
A copa da árvore é formada por frases e palavras que definem amizade sob o olhar das crianças. A raiz dela é formada pelas turmas.


Os alunos listaram características de seus colegas, mostrando que todos temos qualidades e defeitos, mas isso não nos torna melhor ou pior do que ninguém:

5º "C" (Professora Valéria)

3º"A" (Professor Vagno)
2º "B" (Professora Flávia)2º "A" (Professora Josilei)


Depoimento de um aluno de 10 anos do 4º "C" (Professora Fabíola):

"No ano passado, na sala onde eu estudava, os meninos me chamavam de 'zarolho', 'quatro olhos'.Isso aconteceu quando a professora Célia estava afastada em virtude de uma cirurgia.Todos que me xingaram, bateram palmas e falaram:
_Zarolho!Zarolho!
Eu chorei. E um colega fez a minha defesa.
Num outro dia , a pedagoga da escola deu uma aula em minha sala e pediu que falássemos uma característica própria.Uma colega sugeriu que eu falasse 'quatro olhos'. Ela riu e eu fiquei magoado.
Quando a professora Célia retornou, contei tudo que aconteceu.
Passou um mês e tudo melhorou!
Nesse ano de 2010 a minha vida escolar mudou!Sou respeitado pelos meus colegas.As mudanças ocorreram porque a diretora está mais exigente e estudo numa turma bem melhor."



4º "B" (Professora Célia)



Os alunos do 5º "B" ( Professora Luzia) produziram acrósticos com atitudes positivas que devemos ter ao invés de praticar bullying:

Veja o acróstico da aluna Letícia :

Bons atos com outras pessoas.
Unir-se com outras pessoas.
Legal com os outros.
Lucrar com o amor dos outros.
Y
Inimizade não!
Não praticar bullying.
Gostar dos outros.


Esse é da aluna Bruna Araújo que diz como devemos ser :

Bonito
Útil
Lindo
Legal
Y
Inteligente
Nobre
Generoso




Os alunos da Escola Integral confeccionaram cartazes , exaltando o valor da amizade e reforçando que o bullying não tem graça!



Esse trabalho terá continuidade no dia-a-dia , pois essa discussão é muito importante !
Plantamos uma sementinha que deve ser regada sempre pela escola e pela família, através dos bons exemplos , mostrando que as diferenças entre as pessoas são para acrescentar e não para dividir! Assim, essa sementinha germinará e dará ótimos frutos: amizade, tolerância, cooperação, solidariedade, justiça e tudo mais que há de bom!!!

Nenhum comentário: