sábado, 8 de dezembro de 2012

8 de dezembro - DIA DA FAMÍLIA


família tem um sentido que vai além das definições que podemos encontrar em dicionários ou enciclopédias. Ela é o primeiro grupo social do qual fazemos parte e é a partir dela que começamos a construir nossa identidade. Pela importância que a família tem na vida de todos nós, o dia 8 de dezembro foi a data escolhida para homenageá-la.

Transformações na constituição da família
À medida que existem mudanças políticas, econômicas e sociais no mundo, inevitavelmente há mudanças na constituição e dinâmica familiar, pois sempre é necessária a adaptação na sociedade em que vivemos. Um exemplo disso são as modificações que ocorreram na sociedade após a Segunda Grande Guerra, em que os homens tinham que ir para os campos de batalha e as mulheres tiveram que assumir o controle de organização e financeiro da família, os filhos passaram a ficar mais tempo na escola ou aos cuidados de outras pessoas, e dessa forma modificando a rotina das famílias. Dentro dessa linha de raciocínio, vários outros exemplos podem ser dados.
O fato é que a família que conhecemos hoje não é mais a mesma da época dos nossos avós e é importante saber lidar com essas modificações, flexibilizando a forma de pensar e tentando perceber com as pessoas ao nosso redor lidam com essas modificações: separação, nova união para os pais, casais homo afetivos, irmãos que surgem de outros casamentos, morte, adoção... são vários os aspectos formadores de famílias!

O principal são os vínculos positivos!
Conviver com o padrasto ou madrasta, com os chamados “meio irmãos”, ou seja, irmão somente por parte de pai ou mãe, com outros tios e tias, dois pais, duas mães, tudo isso pode ser bem saudável e prazeroso, contanto que haja respeito e amor entre os elementos de uma família, independente de sua origem. O principal é manter vínculos saudáveis e de o companheirismo nessas relações.

Curiosidade
O casamento mais longo da história durou 86 anos. Os americanos Lazarus Rowe e Molly Weber, do estado de New Hampshire, Estados Unidos, casaram-se em 1743. Tinham 18 anos. O casamento só acabou quando ele morreu, aos 104 anos.
(fonte: Guia dos Curiosos)

Nenhum comentário: