quarta-feira, 6 de março de 2013

Projeto: Bullying não tem graça!



 

 

APRESENTAÇÃO

 Este projeto desenvolvido na Escola Classe 29 tem como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

 

 

JUSTIFICATIVA

 A prática do Bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.

Discutir as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorram nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

 A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil.


OBJETIVO GERAL

 Pesquisar e refletir sobre as causas e consequências do bullying, tomando como ponto de partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

 

OBJETIVOS:

•        Conhecer o fenômeno bullying, refletindo sobre suas consequências na vida dos alunos.
•        Divulgar o conceito de bullying não só no ambiente escolar e familiar, mas também para a sociedade.
•        Oferecer atividades que trabalhem valores como tolerância e solidariedade.
•        Ensinar os alunos a conviver com as diferenças.
•        Promover o diálogo entre os alunos, despertando-lhes a consciência crítica.
•        Resgatar as regras principais de convivência, valorizando o respeito ao próximo e a si mesmo.
•        Reforçar o valor da ética nos dias atuais e a necessidade de exercitá-la em nossas atitudes diárias.
•        Estimular o companheirismo, a amizade e o respeito ao outro.


Nas próximas semanas iremos desenvolver atividades sobre o tema com nossos alunos e pedimos o apoio da família no desenvolvimento da tarefas e discussões em casa para que juntos evitemos esse mal em nossa escola.
Posteriormente colocaremos aqui algumas atividades desenvolvidas na escola.
  

Nenhum comentário: