domingo, 21 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA



"Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".
                                                                          Juscelino Kubitschek


Brasília, a capital do país inaugurada em 1960, teve a sua construção definida em 1956 pelo presidente da República, Juscelino Kubitschek, e é hoje tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Juscelino Kubitscheck

Para a decisão acerca do plano da cidade foi instituído um concurso nacional de projetos, sendo o júri composto pelo inglês William Holford, o francês André Sive, o grego Stamo Papadaki e os brasileiros Paulo Antunes Ribeiro, Horta Barbosa, Israel Pinheiro e Oscar Niemeyer, arquiteto que assina as principais obras arquitetônicas da cidade.

Oscar Niemeyer e Lucio Costa

Lucio Costa foi proclamado vencedor em 16 de março de 1957. O plano piloto de Lucio Costa possui a forma de uma cruz; as asas (sul e norte) são constituídas por um eixo rodoviário e eixos laterais (leste e oeste) integrados e margeados por superquadras habitacionais multifamiliares, compostas por blocos longitudinais de seis e três pavimentos, delimitadas transversalmente por ruas para o comércio e equipamentos de ensino e recreação. Ao conjunto de quatro superquadras, definidas com elementos suficientes para a escala residencial e cotidiana, dá-se o nome de Unidade de Vizinhança.

Plano Piloto de Brasília

No eixo monumental, os edifícios do governo local e federal estão dispostos ora alinhados em sequência ritmada, compondo a Esplanada dos Ministérios, ora agrupados em torno de espaços localizados nos pólos, criando a Praça dos Três Poderes, do governo federal, e o governo local, na Praça do Buriti. A Catedral de Brasília, cuja inusitada estrutura é adornada internamente com imaginária religiosa concebida pelo escultor Alfredo Ceschiatti, impõe um ponto de inflexão na Esplanada, que tem como pano de fundo as monumentais cúpulas do Congresso Nacional.

Praça do Buriti

As áreas onde se localizam as embaixadas e a Universidade de Brasília configuram excelente mostra da arquitetura nacional internacional e abrigam centros de pesquisa avançada em diversos campos do conhecimento. Voltadas para o imenso lago artificial que abraça a cidade ao leste, essas áreas são complementadas por clubes e parques, além de residências. A recente ocupação do lago por sofisticados equipamentos para compras e recreação pretende tornar Brasília uma cidade turística, complementando a sua vocação político-institucional e ampliando as possibilidades do desenvolvimento do Centro-oeste, de acordo com as metas do então presidente Kubitschek.

Lago Paranoá


Vídeo com coletânea de fotos de Brasília, sua construção, suas riquezas materiais e artistas de Brasília que fazem sucesso em todo o Brasil .



PARABÉNS, BRASÍLIA!

Nenhum comentário: