terça-feira, 28 de outubro de 2014

A história de Helen Keller


foto antiga em preto e branco de Hellen Keller sentada em uma cadeira com uma boneca no colo ao lado de Annei Sullivan

Você sabe quem foi Helen Keller?

A vida de Helen Adams Keller, nascida em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia-Alabama (Estados Unidos) , é a história de uma criança que aos dezoito meses de idade ficou cega e surda subitamente, devido à uma doença que foi diagnosticada naquela época como febre cerebral.

Sua luta foi árdua e vitoriosa para integrar-se na sociedade, tornando-se, além de célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem-estar das pessoas portadoras de deficiências.

Quando Helen tinha seis anos, a professora Anne Sullivan  foi contratada como sua professora . A moça, de 20 anos, ensinou à Helen a linguagem de sinais e o braile. 

foto antiga em preto e branco de Anne Sullivan
Anne Sullivan

A professora Anne Sullivan havia estudado na Escola Perkins para Cegos (Perkins School for the Blind), pois quando criança tinha sido cega. Até a chegada da professora, Helen Keller ainda não falava e não compreendia o significado das coisas. Anne Sullivan assumiu a tarefa de ensinar Helen Keller e para isso necessitou de muita coragem e persistência. 

No dia 5 de abril de 1887 Helen e sua professora estavam no quintal da casa perto de um poço, bombeando água. A professora Sullivan colocou a mão de Helen na água fria e sobre a outra mão soletrou a palavra "água", primeiro vagarosamente, depois rapidamente. De repente, os sinais atingiram a consciência de Helen, agora com um significado.
                           
                                        
foto antiga em preto e branco de Hellen Keller sentada numa cadeira com uma boneca no colo ao lado de Anne Sullivan

                                                  Helen Keller e Anne Sullivan

Ela aprendeu que "água" significava algo frio e fresco que escorria entre suas mãos. A seguir, tocou a terra e pediu o nome daquilo e ao anoitecer já haviam relacionado trinta palavras aos seus significados. 

Em 1890 ela surpreendeu a "Professora" (como chamava Anne Sullivan) pedindo para aprender a falar. Sob a orientação de Anne Sullivan, matriculou-se no Instituto Horace Mann para Surdos, de Boston, e depois na Escola Wright-Eumason Oral de Nova Iorque, onde durante dois anos recebeu lições de linguagem falada e de leitura pelos lábios.

Além de aprender a ler, escrever e falar, Helen Keller demonstrou também excepcional eficiência no estudo das disciplinas do currículo regular. Antes de formar-se, ela fez sua estreia na literatura escrevendo a sua autobiografia "A História de Minha Vida", publicada em 1902. A partir dessa data, não parou mais de escrever.

foto antiga em preto e branco de Hellen Keller sentada numa cadeira com uma das mão no rosto de Anne Sullivan
Hellen Keller e Anne Sullivan


foto antiga em preto e branco de Hellen Keller sentada no colo de Mrs. Macy (Anne Sullivan)
 Anne Sullivan e Helen Keller

Passava a maior parte de seu tempo lendo. Seus livros favoritos foram a Bíblia e volumes de poesia e filosofia. Helen Keller faleceu em 01 de junho de 1968, algumas semanas antes de completar 88 anos. Suas cinzas foram colocadas na Capela de São José na Catedral de Washington, ao lado das de Anne Sullivan . 


Hoje os alunos dos 2º e 3º anos assistiram à história emocionante de Helen Keller e aprenderam uma grande lição com ela:

"Não há barreiras que o ser humano não possa transpor."
(Helen Keller)



Assista também e se emocione:




(Fontes de consulta: American Foundation for the Blind, Inc. Helen Keller ; Enciclopédia Barsa - RJ-SP; Enciclopédia Britânica Editores Ltda.1967; Fundação para o Livro do Cego no Brasil; Arquivos Enciclopédia Globo - RS Globo 1969; Enciclopédia Objetiva Universal: Expel Dist. Exclusiva s/d Keller,Helen - Lutando contra as trevas - RJ, Fundo de Cultura -1957).

Nenhum comentário: