segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PARABÉNS, MAURÍCIO DE SOUSA!

Hoje é o dia do aniversário de um dos maiores e mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica" e membro da Academia Paulista de Letras. Ele faz 79 anos!


Com certeza você sabe um pouquinho sobre ele. Vamos conhecê-lo mais um pouco?


Maurício Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel, no estado de São Paulo no dia 27 de outubro de 1935 .

Filho de Antônio Maurício de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa . Passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares.Desde pequeno, Maurício já sabia que queria desenhar e, ainda na escola, criou seu primeiro personagem, o Capitão Picolé. 


Mais tarde passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou, durante cinco anos, no jornal Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais.


Em 1959, quando ainda trabalhava como repórter policial, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu". A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha", publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Maurício de Sousa iniciou sua carreira. Nos anos seguintes criou diversos personagens - "Cebolinha", "Piteco", "Chico Bento", "Penadinho", "Horácio", "Raposão", "Astronauta", etc. Em 1970, lançou a revista da "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.

Primeira tirinha da Turma da Mônica lançada em 1963

Em 1986, Maurício saiu da Editora Abril e levou seus personagens para a Editora Globo. Em 1998, recebeu do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Em 2006 saiu da Editora Globo e hoje está na Panini, uma multinacional italiana.

Ele tem 10 filhos (isso mesmo: 10 filhos!) . Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Maurício:
* Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados.
* Magali: Colabora como roteirista.
* Marina: Ajuda na criação de novas histórias.

1-Valéria  2-Marina  3-Vanda  4-Mônica  5-Mauricio Takeda(Do Contra)  6-Mauricio Spada (Dr.Spam ) 7 -Magali  8-Mauro (Nimbus) 9-Mariângela (Maria Cebolinha). E com os braços do pai nos ombros está Marcelinho (único filho de Mauricio de Sousa, que não é personagem da Turma).

Em 2007 Maurício de Sousa foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Maurício de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".


Em 2007, Mônica foi homenageada "Embaixadora do UNICEF". Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título. Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado "Escritor para Crianças do UNICEF". Em 2008 o Ministério do Turismo nomeou Mônica "Embaixadora do Turismo Brasileiro".


A publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, vendeu em 2008, mais de um milhão e meio de exemplares, dos quatro primeiros números da revista. Nas comemorações do centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, Maurício criou os personagens "Tikara" e "Keika", que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica.


Hoje entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.

Mais de 100 industrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Maurício de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Em 2013, a "Turma da Mônica" comemorou seus 50 anos.



Prêmios - Títulos - Homenagens



Maurício recebeu várias premiações por suas publicações, entre elas:
*Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica (Itália, 1971)
*Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais (Itália, 1971)
*Prêmio de Literatura Infantil da ABL (Brasil, 1999)
*Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche (Pittsburgh, 2001)
*Medalha do Vaticano (Washington, DC, 2004)
*Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche (São Paulo, 2007)
*Medalha de Vermeil (França, 2008)
*Prêmio Pulcinella, pelo conjunto da obra (Itália, 2011)


Personagens de Maurício de Sousa

Maurício criou vários universos de personagens. Assim como a turma da Mônica, também é possível classificar esses universos como "turmas" de alguma personagem.


*Turma do Bidu - personagens são animais de estimação (cachorros, gatos, etc.), com uso pesado de meta-linguagem (Bidu constantemente se envolve em diálogos com o 'Desenhista' da história);

*Turma da Mônica - a turma original de crianças protagonizada por Mônica e seus amigos Cebolinha, Cascão e Magali numa cidade do interior de São Paulo;

*Turma do Chico Bento - uma turma de crianças vivendo num meio rural, típico de cidades pequenas no interior do Brasil;

*Turma da Tina - adolescentes, envolvidos com faculdade, paqueras, etc.;

*Turma do Penadinho - Aventuras cômicas com personagens típicos de histórias de terror (como um fantasma, um vampiro, um lobisomem, uma múmia e a própria Morte), no cemitério onde moram.

*Turma do Piteco - personagens adultas (mas histórias ainda infantis) numa pré-história estilizada (com homens caçando dinossauros para se alimentar, por exemplo);

*Horácio (1963)- um pequeno dinossauro órfão, de grande coração. Diz-se que, através de Horácio, Maurício expressa sua moral e ética.

*Astronauta (1975)- um aventureiro espacial solitário que utiliza uma nave redonda. Note que é um astronauta brasileiro, de um fictício órgão chamado Brasa.

*Turma da Mata - grupo de animais selvagens (africanos e brasileiros) antropomorfizados, vivendo num reino de um Leão.

*Papa Capim (1975)- um índio brasileiro ainda criança (curumim), vivendo numa taba provavelmente na Amazônia.

*Nico Demo (1966) - um garoto sarcástico e malvado, o contrário dos outros personagens.

*Turma do Pelezinho (1976) - uma outra turma de crianças com histórias sempre envolvendo o tema do Futebol com o personagem principal sendo o próprio Pelé, Edson Arantes do Nascimento. 

*Turma do Dieguito - inspirada em Diego Maradona.  O personagem só seria apresentado em 2005, em uma animação para o programa televisivo que Maradona apresentava. Nela, Dieguito jogava bola com Pelezinho.

*Ronaldinho Gaúcho (2005) - inspirado no também jogador de futebol Ronaldo de Assis Moreira. 


*Ronaldo, o Fenômeno - inspirado em Ronaldo Luís Nazário de Lima, tal qual a Turma do Dieguito, as tiras de Ronaldo jamais foram publicadas

*Neymar Jr. (2013) - lançada recentemente e inspirada em Neymar que durante os últimos anos havia se destacado como jogador do Santos. 

*Turma da Mônica Jovem (2008) - a turma original de crianças, mas eles cresceram e agora tem 15 anos, eles mudam um pouco o Cebolinha agora tem cabelo e não fala errado, a Mônica não corre atrás dos meninos com o coelhinho, a Magali não é mais a menina comilona e o Cascão toma banho. Apesar dessas diferenças eles continuam a se meter em confusões super divertidas.

*Chico Bento Moço (2013) - assim como a Turma da Mônica Jovem esta versão mostra o Chico Bento como um jovem de 18 anos agora enfrentando os desafios da cidade para conquistar seu emprego.



No site da Turma da Mônica você pode conhecer mais sobre os personagens, sobre o Maurício, além de ler muitas histórias, jogar e fazer downloads:

No youtube a Turma da Mônica também tem um canal oficial com quase 200 vídeos!




E em nossa Gibiteca e Biblioteca, temos muitos gibis e livros com várias histórias com os personagens do Maurício de Sousa.

PARABÉNS, MAURÍCIO!










Fontes:
Wikipédia
http://jujudelia.blogspot.com.br/
http://www.e-biografias.net/

Nenhum comentário: