segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETO VALORES PARA A MINHA VIDA



Projeto realizado com os alunos

do 5º ano A (Professora Sandra)

e do 5º ano B (Professora Luzia)


Através da coleção "Fabulinhas Famosas" (Editora Rideel) o aluno extrai valores fundamentais para aplicá-los em sua vida, como o diálogo, o respeito, a solidariedade, a justiça, a ética e assim forma-se adequadamente sua personalidade.
Uma vez por semana os alunos escutam uma fábula, refletem sobre a lição que ela transmite , a reproduzem através da escrita e a ilustram. Depois recontam para toda a turma.
O livro "Lições que vêm dos bichos" também é usado. Ele tem como base as fábulas de Esopo.Este livro traz pequenas histórias elaboradas para estimular o raciocínio dedutivo do aluno sobre temas como amizade, ajuda mútua, ambição, confiança, respeito ao trabalho, solidariedade, entre outros. A maioria dos textos tem os animais como protagonistas e estes personificam possíveis atitudes humanas, ligação que pode ser facilmente percebida pelo jovem leitor.
Nesse projeto o aluno desenvolve :
* a oralidade
* a escrita
* a criatividade artística
* a atenção na produção textual
* a reflexão


Leia uma das fábulas trabalhadas:



O burro insatisfeito


Um lavrador comprou um burro para levar verduras frescas para o mercado da cidade vizinha. Alojou-o num estábulo bonito e espaçoso, deu-lhe feno à vontade, mas o animal vivia se queixando da sua triste sina.
___ Ai que infeliz que eu sou! Tenho que acordar todos os dias mais cedo que os galos do galinheiro e sair trotando pelas estradas. E isso para que? Pra carregar verduras no meu lombo... Ai que triste sorte a minha!
Dona Sorte, que vivia lá no alto e se preocupava com as súplicas dos mortais, ficou com pena do burro e deu um jeito de arrumar outro trabalho para ele.
O animal foi vendido ao dono de um curtume e sua vida mudou.
Será que o burro ficou contente?
Que nada...
___ Como sou desgraçado! – continuou resmungando. ___ Agora trabalho num lugar fechado e escuro, e o cheiro das peles curtidas me dá enjôo. Antes estava melhor...
Outra vez, Dona Sorte ouviu aquelas lamentações e de novo, o burro mudou de dono.
Um carvoeiro o comprou. Sua tarefa agora era carregar sacos de carvão ao ar livre, andando pelo bosque. Será que ele ficou contente?
___ Os sacos pesam, os espinhos me arranham, o carvão suja meu pêlo. Ah, que sorte horrível a minha! – o burro continuou reclamando.
___ Antes minha vida era melhor.
Dona Sorte, então, perdeu definitivamente a paciência:
___ O burro tolo, você pensa que é o único ser no mundo a ter problemas? Cansei de tantas queixas! Agora se vire, porque tenho pedidos mais graves para atender...

MORAL DA HISTÓRIA: “Cada um deve tirar melhor proveito daquilo que possui”.



Aprecie alguns dos trabalhos dos alunos:












A criança que cresce ouvindo histórias cresce mais feliz. A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida.

Nenhum comentário: