quarta-feira, 29 de junho de 2011

Reuniões de Pais - 2º bimestre


"Sou o que sou hoje porque meus pais me ensinaram a
ter responsabilidade. "
Agrimar Santos




Todas as escolas brasileiras, públicas ou particulares, sem exceção, possuem características similares e procedimentos parecidos quanto a reunião de pais, cada qual de acordo com suas necessidades. A reunião é um importante instrumento de aproximação entre a família, o aluno e a escola, um meio de comunicação para os pais saberem como a escola pensa sobre a educação.
A reunião de pais é uma troca de experiências, os pais podem compartilhar das mesmas dificuldades e problemas com outros pais e em conjunto com os profissionais da educação encontrar uma solução para as situações que acontecem no dia-a-dia.
Os pais por alguma razão escolheram o estabelecimento de ensino, aquela escola que possui um projeto que irá satisfazer a aprendizagem do seu filho, e por isso deve apropriar-se dessa escolha e participar ali do projeto desenvolvido. Um projeto educacional não é só da escola, mas dos pais também, tomar a consciência de que seus filhos estão dentro deste projeto e que portanto, como responsáveis pelas crianças, devem acompanhar o processo educacional e não só vigiar.
A participação dos pais contribui de forma significativa para um bom desenvolvimento e desempenho de seus filhos, aumentam suas informações, ajudam na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Enfim, a escola e a família formam uma equipe, cada um fazendo sua parte para que atinja o caminho do sucesso e consequentemente um futuro cada vez melhor.

Regina Takara
Psicóloga




ATENÇÃO AO DIA E HORÁRIO DA REUNIÃO DE SUA CRIANÇA:




01/07 (SEXTA-FEIRA)


DAS 8H ÀS 12H


*4º "A" - PROFª MÔNICA (SALA 2)


*4º "B" - PROFª ISABEL (SALA 3)


*5º "A" - PROFª SANDRA REGINA (SALA 9)


*5º "B" - PROFª LUZIA (SALA 8)




DAS 13H ÀS 17H


*1º "A" - PROFª GLAUCIA (SALA 5)


*1º "B" - PROFª TENICE (SALA 6)




02/07 (SÁBADO)


DAS 8H ÀS 11H




*2º "A" - PROFª FABÍOLA (SALA 9)


*3º "A" - PROFª ADRIANA (SALA 2)


*3º "B" - PROFª ANA CRIS (SALA 3)


*3º "C" - PROFª CÉLIA (SALA 8)


*TGD - PROFª CLEONICE E ROSÁLIA (S. 7)




SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTE É UM MOMENTO DECISIVO PARA O SUCESSO DE SEU FILHO NO ANO LETIVO DE 2011.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Visita ao Espaço Cultural Renato Russo - 22/06

A Natureza das Pessoas é uma exposição que demonstra como os artistas sempre refletiram sobre o meio ambiente. Nos quatro núcleos, quatro reflexões diferentes. Na primeira, a visão da natureza como uma paisagem, sem a presença humana. Na segunda, seres humanos se articulam com a natureza, retirando dela lazer e alimento. Na terceira, os artistas lançam seus olhares singulares para recriar a natureza e, no quarto, revelam os perigos de um mundo em que a natureza é constantemente desrespeitada. Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida.
O público tem contato com obras de diversas linguagens advindas dos maiores museus que tratam da visão de artistas de todo o mundo sobre a relação entre ser humano e natureza. Brasileiros como Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara,Tarsila do Amaral e Leda Catunda; e estrangeiros como Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet e Paul Cézanne integram este recorte que também conta com a participação de duas artistas locais: Naura Timm e Cathleen Sidki .


As professoras dos 1º , 2º e 3º anos escolheram a artista TARSILA DO AMARAL para trabalhar com os alunos como representante da arte . Foram feitas releituras, pinturas , montagens sobre as obras dessa artista:

1º ano "A" - Professora Glaucia

1º ano "B" - Professora Tenice 2º ano "A" - Professora Fabíola
3º ano "A" - Professora Adriana

3º ano "B" - Professora Ana Cris
3º ano "C" - Professora Célia

Após esse trabalho em sala de aula, os alunos visitaram a exposição "Natureza das Pessoas", no Espaço Cultural Renato Russo , onde puderam conhecer um pouco mais sobre a arte no mundo:





Veja um video que foi trabalhado com os alunos e que contém algumas obras da exposição:


Video montado pela coordenadora Ana


A obra de arte representa cultura . Devemos incentivar nossas crianças , seja pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que isso venha a somar em seu crescimento e formação .

Visita ao Museu da República - 22/06

No Brasil, costuma-se chamar de “arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que, sem jamais terem freqüentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que, em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no interior do país ou na periferia dos grandes centros urbanos e para quem “arte” significa, antes de mais nada, trabalho.
O mundo da arte popular brasileira — ou seja, o mundo dos costumes, das religiões e festas que se revelam por seu intermédio e lhe servem habitualmente de tema — é bastante complexo e dinâmico. As obras são feitas em todas as regiões do Brasil, e seus autores utilizam os materiais que têm à mão, como barro ou madeira, e ainda outros, como areia, palha, contas, tecidos e penas de aves. Para muitas pessoas, prestar atenção nos diversos estilos, cores e materiais que compõem as obras dos artistas populares pode descortinar um mundo de arte desconhecido. Conhecer essa produção também é conhecer melhor o Brasil e os brasileiros. E significa, sobretudo, empreender uma fascinante aventura pelos caminhos da imaginação humana.



Os alunos dos 4º e 5º anos visitaram a exposição "O Brasil na Arte Popular" no Museu Nacional da República, após trabalho feito em sala de aula:









Os alunos conheceram um pouco mais da arte popular brasileira!


Uma visita riquíssima em cultura!


quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO 2011

Nosso Projeto Pedagógico é o retrato do trabalho que desenvolvemos na escola; ele foi construído coletivamente ao longo dos últimos anos e vem sendo aperfeiçoado a cada ano letivo.
Apresentamos o Projeto Pedagógico do 2011 para que a comunidade escolar se aproprie dele e apresente suas críticas, sugestões e elogios. Esperamos a participaçao de todos para que possamos avaliar e discutir as sugestões da comunidade para o projeto de 2012.


Boa leitura:


http://slideshare.net/anapedro44/ppp-2011-ec-29-de-taguatinga

O nosso Projeto está disponível nos links importantes aqui ao lado.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CARTILHA DA FAMÍLIA - MEC

Queridos pais, mães e responsáveis: Todos queremos o melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam tornar-se realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor.
Pesquisas mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. Não queremos que vocês se transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.
Para ajudar nessa tarefa, o Ministério da Educação preparou uma cartilha com dicas importantes.



Façam o download da cartilha no link abaixo:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/cartilhafamilia.pdf



Educar é uma tarefa de todos nós!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETO VALORES PARA A MINHA VIDA



Projeto realizado com os alunos

do 5º ano A (Professora Sandra)

e do 5º ano B (Professora Luzia)


Através da coleção "Fabulinhas Famosas" (Editora Rideel) o aluno extrai valores fundamentais para aplicá-los em sua vida, como o diálogo, o respeito, a solidariedade, a justiça, a ética e assim forma-se adequadamente sua personalidade.
Uma vez por semana os alunos escutam uma fábula, refletem sobre a lição que ela transmite , a reproduzem através da escrita e a ilustram. Depois recontam para toda a turma.
O livro "Lições que vêm dos bichos" também é usado. Ele tem como base as fábulas de Esopo.Este livro traz pequenas histórias elaboradas para estimular o raciocínio dedutivo do aluno sobre temas como amizade, ajuda mútua, ambição, confiança, respeito ao trabalho, solidariedade, entre outros. A maioria dos textos tem os animais como protagonistas e estes personificam possíveis atitudes humanas, ligação que pode ser facilmente percebida pelo jovem leitor.
Nesse projeto o aluno desenvolve :
* a oralidade
* a escrita
* a criatividade artística
* a atenção na produção textual
* a reflexão


Leia uma das fábulas trabalhadas:



O burro insatisfeito


Um lavrador comprou um burro para levar verduras frescas para o mercado da cidade vizinha. Alojou-o num estábulo bonito e espaçoso, deu-lhe feno à vontade, mas o animal vivia se queixando da sua triste sina.
___ Ai que infeliz que eu sou! Tenho que acordar todos os dias mais cedo que os galos do galinheiro e sair trotando pelas estradas. E isso para que? Pra carregar verduras no meu lombo... Ai que triste sorte a minha!
Dona Sorte, que vivia lá no alto e se preocupava com as súplicas dos mortais, ficou com pena do burro e deu um jeito de arrumar outro trabalho para ele.
O animal foi vendido ao dono de um curtume e sua vida mudou.
Será que o burro ficou contente?
Que nada...
___ Como sou desgraçado! – continuou resmungando. ___ Agora trabalho num lugar fechado e escuro, e o cheiro das peles curtidas me dá enjôo. Antes estava melhor...
Outra vez, Dona Sorte ouviu aquelas lamentações e de novo, o burro mudou de dono.
Um carvoeiro o comprou. Sua tarefa agora era carregar sacos de carvão ao ar livre, andando pelo bosque. Será que ele ficou contente?
___ Os sacos pesam, os espinhos me arranham, o carvão suja meu pêlo. Ah, que sorte horrível a minha! – o burro continuou reclamando.
___ Antes minha vida era melhor.
Dona Sorte, então, perdeu definitivamente a paciência:
___ O burro tolo, você pensa que é o único ser no mundo a ter problemas? Cansei de tantas queixas! Agora se vire, porque tenho pedidos mais graves para atender...

MORAL DA HISTÓRIA: “Cada um deve tirar melhor proveito daquilo que possui”.



Aprecie alguns dos trabalhos dos alunos:












A criança que cresce ouvindo histórias cresce mais feliz. A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa, influindo nas formas de se encarar a vida.

sábado, 18 de junho de 2011

FORMATURA DO PROERD - 2011


Manter nossas crianças longe das drogas”, este é o lema do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), adotado no DF desde 1998. Originalmente realizado em Los Angeles (EUA), o programa chegou até o Brasil por meio das polícias militares, que o adequaram ao país, já sendo trabalhado em vários estados brasileiros.
O modelo norte-americano Drugs Abuse Resistance Education (DARE), foi criado em 1983 e é aplicado atualmente em mais de 50 países, formando cerca de 30 milhões de crianças em todo o mundo. Em 1992 o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e atualmente é trabalhado em todos os estados brasileiros.
O objetivo maior é enfatizar a prevenção ao uso das drogas e à violência entre crianças e adolescentes. O programa busca auxiliar os jovens na resistência às pressões diretas ou indiretas que os influenciam a experimentar drogas. Os instrutores do Proerd são Policiais Militares voluntários, capacitados pedagogicamente para desenvolver o trabalho nas escolas, em parceria com pais, professores, alunos e comunidade. Participam crianças da rede pública de ensino por meio de aulas semanais, ao longo de um semestre letivo, contando sempre com a presença do professor em sala.

No dia 17 de junho aconteceu a formatura do PROERD na E.C. 29









Uma semente foi plantada! Agora precisamos cultivá-la bem para que cresça e dê bons frutos!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa junina



Nossa festa junina foi um sucesso!

Agradecemos a participação de toda a comunidade que veio prestigiar as apresentações das crianças e degustar nossa deliciosa comida!

Parabéns à professora Glaucia e sua turma (1º ano "A") que venceram a gincana!

Parabéns também à professora Luzia e sua turma (5º ano "B") que venderam mais rifa!



As crianças capricharam no figurino:













O aluno Pedro (1º ano "A") ganhou um presente por ser o aluno que vendeu mais rifa:




Raíssa Cristina ganhou a bicicleta no sorteio:



Os funcionários estavam animados e trabalharam bastante!






















As apresentações dos alunos foram maravilhosas!












PARABÉNS A TODOS !!!!