quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra


Você sabe o que é o Dia Nacional da Consciência Negra? É o dia em que as pessoas param para repensar a história, a luta, as vitórias e as dificuldades dos negros no Brasil.

É um momento tão importante que o ex-presidente Lula estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro. E muitas cidades do país já transformaram esse dia em feriado - São Paulo e Rio de Janeiro são dois exemplos.

Para entender melhor o Dia Nacional da Consciência Negra é preciso voltar lá atrás na história do Brasil, quando existiam escravos e os comerciantes iam para a África, caçavam e aprisionavam negros e traziam para a América, onde eles eram forçados a trabalhar nos campos e nas casas das pessoas brancas.

A escravidão só foi acabar 1888 com a criação da Lei Áurea. Mas antes disso muitos escravos negros se rebelavam e fugiam dos locais onde trabalhavam, formando suas próprias cidades, que ficaram conhecidas como quilombos.

O mais famoso deles foi o quilombo de Palmares, que existiu na região onde hoje é o estado de Alagoas. Seu principal líder foi Zumbi de Palmares, e é por causa dele que o dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra.


De acordo com historiadores foi nesse dia, só que do ano de 1695, que Zumbi morreu, um ano após o quilombo de Palmares ser destruído por forças comandadas por Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo.

"Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie . Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história."
Augusto Cury

Nenhum comentário: