segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Baixa umidade do ar

Baixa umidade do ar requer mais cuidados com as crianças
Evite autorizar atividades físicas das 10h às 17h, além disso, elas devem tomar muita água e ter nariz e olhos umidificados
A taxa de umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Quando ela encontra-se em níveis menores que 15% pode representar problemas graves de saúde como febre, dificuldade em respirar, tosse seca, nariz sangrando e pouca oxigenação cerebral.

Consequências da baixa umidade do ar

A baixa umidade do ar pode trazer consequências danosas para o organismo como o ressecamento da pele e dos cabelos, irritação nos olhos, aumento das doenças respiratórias devido ao aumento da poluição do ar e das doenças cardiovasculares. Alguns destes sintomas são os olhos vermelhos, com sensação de ter areia, boca seca, pele seca e repuxando, corrimento nasal e tosse seca.

Cuidados com a baixa umidade do ar

Para driblar a baixa umidade do ar alguns cuidados como não ligar o ar condicionado, dando preferência ao ventilador e deixar baldes cheios de água no ambiente são necessários. Usar colírios nos olhos também pode ajudar a manter os olhos limpos e bem hidratados evitando o ressecamento e suas consequências.

Limpar os móveis e o chão com uma toalha molhada ajuda a mantê-los limpos e o ambiente ficará menos seco. Investir na compra de um aparelho umidificador de ar pode ser de grande ajuda especialmente para quem vive em estados que têm o clima muito seco.

Para aumentar a taxa de umidade relativa do ar em casa ou no local de trabalho ou estudo pode-se:
  • Ligar um umidificador de ar no local
  • Deixar uma bacia ou balde cheio com água morna no recinto
  • Molhar uma toalha de banho e estendê-la no local
  • Não ligar o aparelho de ar condicionado dando preferência ao ventilador de ar

Outras medidas para se proteger do clima seco são não fazer exercícios nas horas mais quentes do dia, usar roupas leves e ingerir muitos líquidos.

FIQUE ESPERTO: LEVE SUA GARRAFINHA DE ÁGUA PARA A ESCOLA!

Nenhum comentário: